Casa do Chapéu de Sol / ANDRADE | SCROBACK

Uma galeria funciona como dorso do projeto, conduzindo a todos os ambientes íntimos, sociais, de lazer e de serviço. ao abrir a porta de entrada enxerga-se o mar.Numa extremidade o acesso à casa, na outra um grande telhado, como um chapéu-de-sol (terminalia catappa l. ou amendoeira) cobrindo as áreas sociais e de lazer, junto à uma grande laje protendida.

© Chico Prestes Maia

Todos os espaços sociais de lazer são integrados visualmente. as variações de níveis de piso separam os ambientes. Dessa forma é possível todos os usos estarem integrados à piscina e ao spa.Sete grandes portões formam uma pele de vidro que uma vez acionados eletronicamente sobem como guilhotinas eliminado completamente as divisórias com o ambiente exterior, transformando todos os ambientes integrados em uma grande varanda.

© Chico Prestes Maia

A sala de tv foi projetada como uma caixa de vidro que pode ser totalmente escurecida para uso diurno. Á noite torna-se um espaço integrado com o jardim. Seu posicionamento entre as suítes a torna um ambiente bastante íntimo.

© Chico Prestes Maia

Implantação

O terreno tem uma forma não convencional em forma de uma fatia de pizza. A implantação segue adotando a forma do terreno com os ambientes sendo distribuídos perpendicularmente ao eixo maior onde fica estabelecida a galeria.

Planta

Distribuição espacial

Todos (com exceção da casa do caseiro) estão articulados à partir do eixo da galeria, disposta perpendicularmente à praia. dessa forma, ao abrir a porta, já visualiza-se o mar e a partir desse eixo visual distribuem-se as 4 suítes tipo, a suite master (vista mar), a sala de tv, lavabo, cozinha e ao final da galeria (sob o chapéu) e em eixo paralelo à praia ficam living, jogos, jantar, churrasquera, bar, piscina, spa, areia e mar.

Estrutura

Toda a casa está montada sobre uma única laje-piso apoiada em 92 sapatas que fazem a casa “boiar” sobre o solo de areia. À partir dessa laje pilares metálicos em aço específico para uso em condições litorâneas, suportam a cobertura também em estrutura metálica.Duas lajes, protendidas para suportar os balanços, completam o conjunto estrutural de cobertura.

© Chico Prestes Maia

Insolação e ventilação

Os ambientes íntimos estão dispostos na face norte e os sociais estão voltados para o nascer do sol (leste) um jogo de brises na fachada protegem a mesma do sol nascente sem perder em luminosidade.

© Chico Prestes Maia

Para privilegiar a ventilação natural, todas as aberturas foram super dimensionadas e dispostas de maineira a ter cruzamento de ventilação. quando abertos os portões da área social permitem a entrada do conhecido vento sudoeste do litoral.

© Chico Prestes Maia

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ANDRADE | SCROBACK
  • Ano: 2010
  • Área construída: 840 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Ubatuba, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autores do projeto: Luiz Paulo Andrade e Felipe Scroback

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Statura Engenharia

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa do Chapéu de Sol / ANDRADE | SCROBACK" 01 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51689/casa-do-chapeu-de-sol-andrade-scroback> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.