O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Museu de Arte Moderno em Varsóvia / Camilo Rebelo

Museu de Arte Moderno em Varsóvia / Camilo Rebelo

Museu de Arte Moderno em Varsóvia / Camilo Rebelo
Museu de Arte Moderno em Varsóvia / Camilo Rebelo , Cortesia de Camilo Rebelo
Cortesia de Camilo Rebelo

 

O museu contemporâneo deve ser uma amálgama de realidades distintas, diversas culturas e, simultaneamente, um ajuste neutro, devendo também manter uma identidade única e magnética: Natureza Mutante.

Cortesia de Camilo Rebelo

CONCEITO

A proposta resulta da fusão de dois temas recorrentes na história da arte: a representação figurativa e abstracta da natureza. O Museu assume-se como uma espécie de “nova natureza”, através da conjugação de espécies locais de vegetação com um mosaico dinâmico de carácter abstracto. Gera-se um limite artificial, caracterizado por uma silhueta simultaneamente inovadora e complementar.

Cortesia de Camilo Rebelo

O resultado é uma invulgar malha flexível que simultaneamente se funde com a envolvente, devido à sua densa massa coberta de vegetação, mas também se destaca dos arredores pelo carácter forte do seu padrão geométrico irregular.

Cortesia de Camilo Rebelo

Não estamos interessados que o MMAW seja uma presença acrítica relativamente à sua envolvente contextual e física, nem que tenha uma atitude do estilo desafiante “David e Golias” relativamente ao volume dominante do Palácio da Cultura e Ciência. Essa confrontação poderia enfraquecer o novo museu, reduzindo a sua autonomia e retirando-lhe carácter e identidade.

Cortesia de Camilo Rebelo

Nós escolhemos apresentar uma estratégia que relaciona o novo museu com o parque, assegurando continuidade e equilíbrio que interage simultaneamente com a torre sem competir por território, embrulhando-o em vegetação.

Cortesia de Camilo Rebelo

Esta intenção resulta da relação cultural e social intensa entre a cidade e os vastos espaços verdes da envolvente, num constante diálogo entre o natural e o atificial, como uma relação equilibrada entre ambas as partes. O corpo do Museu torna-se uma espécie de “nova natureza”, contaminada pelo parque adjacente, mas também uma fronteira artificial que tem uma nova silhueta.

Cortesia de Camilo Rebelo

MUTAÇÃO

Não estamos interessados num museu contemporâneo com uma imagem permanente e perene. A sua concepção deve reflectir a sua condição temporal mutante, evocando a rotação dos conteúdos e colecções das exposições. As estações do ano devem ser percebidas na sua imagem, gerando um “resultado mutável”, e reproduzindo características da arte: diferentes cores e a dualidade perpétua entre abstracção e realismo.

Cortesia de Camilo Rebelo

Cita: Joanna Helm. "Museu de Arte Moderno em Varsóvia / Camilo Rebelo " 30 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/51481/museu-de-arte-moderno-em-varsovia-camilo-rebelo> ISSN 0719-8906