Clube Alphaville Brasília / DOMO Arquitetos

A construção abriga o clube do condomínio além de restaurante e área administrativa. A principal diretriz do projeto foi fazer com que a construção interferisse o mínimo possível na paisagem natural que seria vista desde as casas, procurando aproveitar o caimento natural do terreno. A localização do estacionamento, piscinas, entrada principal do clube e dos compartimentos do edifício no mesmo nível e conectados às quadras de esportes por meio de rampas suaves objetivou obter acessibilidade universal a todas as suas dependências.

© Haruo Mikami

O edifício do clube se divide em uma ala central de pé-direito mais alto e duas alas laterais complementares, perpendiculares à ala principal. A cobertura da ala central do clube é composta por estrutura de concreto coberta por teto-jardim e se alinha à rua mais baixa do condomínio, fazendo com que seu teto jardim se integre à paisagem do horizonte visível desde as casas. Sua presença no horizonte é assinalada apenas pelo volume da caixa d’água, que se ergue sobre o teto-jardim.

© Haruo Mikami

Uma escada suspensa fornece um acesso alternativo direto do clube ao interior condomínio.A ala central do clube abriga sua entrada principal, restaurante, parte da cozinha do restaurante e bar da piscina.

© Haruo Mikami

O vão e esquadrias da ala central foram pensados de forma a criar o mínimo de barreiras, fazendo com que o usuário tenha contato visual com o interior do salão, piscinas e quadras de esportes desde a entrada do estacionamento.

© Haruo Mikami

A forma do edifício define um espaço central onde estão localizadas as piscinas de natação, infantil e piscina com rampa semi-enterrada e banco de transferência para acesso portadores de necessidades especiais. Uma rampa suave liga a área central do clube às quadras de esportes, as quais foram implantadas em diferentes níveis seguindo o perfil natural do terreno.

© Haruo Mikami

O desnível entre elas e o perfil natural do terreno foi utilizado para implantação de arquibancadas. Todas as quadras podem ser acessadas por escadas ou rampas. O estacionamento do clube foi desenhado de forma a preservar uma grande área de bambuzal existente. O estacionamento foi posicionado no mesmo nível do acesso principal do clube e de suas principais áreas cobertas de modo a facilitar todo o acesso.

Implantação e Coberturas

O projeto de paisagismo previu estruturas com cabos de aço tensionados que servirão como suporte para o crescimento de vegetação para sombrear as vagas. Outras estruturas semelhantes para crescimento de vegetação foram posicionadas em outras partes dos edifícios.

© Haruo Mikami

A entrada do condomínio e seu edifício de serviços também foram projetados pelo escritório.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: DOMO Arquitetos - Henrique Coutinho, Daniel Mangabeira e Matheus Seco (autores), Débora Valença, Rodrigo Scheel e Daniella Rauber (co-autores), Guilherme Mahana, Tatiana Lopes (colaboradores).

Informação Complementar:

  1. Paisagismo: Renata Tilli
  2. Luminotécnica: Bia Toledo
  3. Estrutura: K Projetos
  4. Instalações: K Projetos
  5. Construção: ENGEA Engenharia
  1. Fornecedores: Concrecon (concreto), BySilva (vidros e esquadrias de madeira, revestimentos de madeira), (pedras e granitos), AC Coelho (pisos, revestimentos, louças e metais), Imper CIA (impermeabilização).

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Clube Alphaville Brasília / DOMO Arquitetos" 29 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-51318/clube-alphaville-brasilia-domo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.