O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Infantil / abalo alonso arquitectos

Escola Infantil / abalo alonso arquitectos

  • 16:00 - 21 Maio, 2012
  • por
Escola Infantil / abalo alonso arquitectos
Escola Infantil / abalo alonso arquitectos, © Santos Diez
© Santos Diez

É possível que as casas nas árvores sejam a origem do projeto. Sentimos falta dos momentos de brincadeiras infantis. A própria configuração do terreno nos acompanha, no meio do parque, ilhados, entre árvores, o terreno em declive…

© Santos Diez

Uma única planta por razões de uso e acessibilidade. O acesso é dado pelo encontro com o ponto mais alto do terreno. A entrada é habilitada para que possam ser deixados os carros, e cortar ventos, nos introduz ao edifício, que se organiza em cinco listras funcionais paralelas.

© Santos Diez

Uma sala de vários jogos, ao norte, os espaços para servidores com acesso independente; escritório, vestiário, cozinha e sala de instalações. Um primeiro filtro com roupeiros e banheiros, aulas conectadas entre elas e área de lazer para o sul, com vista para o campus universitário.

© Santos Diez

Quatro planos de concreto apoiadas suportam o edifício. Mesmo assim assumem a subida e a queda das instalações de abastecimento de água, saneamento, eletricidade, telecomunicações e geotermia. Duas lajes horizontais, também de concreto, resolvem o piso e o teto. São aproveitados os necessários reforços estruturais para gerar jogos volumétricos nas partes em vista, que lembram os suportes dos celeiros mais próximos.

Cortes

O fechamento, de termoargila, possui isolamento contínuo pelo revestimento interior de gesso cartonado. Além disso, há a argamassa de gesso pintado pelo exterior e venezianas de madeira de cedro tratadas. Enquanto estes aspectos conferem a imagem final ao edifício, também, colaboram com seu condicionamento térmico, ao atuar como um brisé-soleil tanto na parte cega como nos diferentes vazios. Assim é reduzida a contribuição solar por todo o recinto e é gerado um filtro ventilado.

© Santos Diez

Os vazios na planta, e sobre todo o pátio central, facilitam a geração de ventilações cruzadas que permitem a redução do consumo energético artificial no verão. A boa orientação das aulas atua no oposto do inverno, ao favorecer a contribuição solar.

Plantas

Texto original em espanhol cortesia de:  abalo alonso arquitectos

Ficha técnica:

  • Arquitetos:abalo alonso arquitectos
  • Ano: 2011
  • Área construída: 327 m²
  • Endereço: Campus universitário Ourense Espanha

Sobre este escritório
abalo alonso arquitectos
Escritório
Cita: . "Escola Infantil / abalo alonso arquitectos" 21 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/49790/escola-infantil-abalo-alonso-arquitectos> ISSN 0719-8906