Debate com o arquiteto italiano Vittorio Garatti na Escola da Cidade / São Paulo - SP

Debate com o arquiteto italiano Vittorio Garatti na Escola da Cidade / São Paulo - SP

O arquiteto Vittorio Garatti participa, no dia 16 de maio (quarta-feira), às 18h30, de um debate promovido pela Escola da Cidade, sobre as Escolas Nacionais de Arte de Cuba. Após a exibição do filme Unfinished Spaces, que conta a história turbulenta da Revolução Cubana, através das Escolas, Garatti e o arquiteto Marcelo Ferraz, um dos fundadores do escritório Brasil Arquitetura, irão discutir as questões retratadas na película e a possível continuidade nas obras das Escolas, que permanecem inacabadas.

Vittorio Garatti nasceu na Itália em 1927 e se formou em arquitetura pela Escola Politécnica de Milão em 1957. Foi convidado, no início dos anos 60, pelo arquiteto cubano Ricardo Porro a participar do projeto das Escolas Nacionais de Arte de Cuba, em conjunto com o também italiano Roberto Gottardi. As Escolas foram encomendadas pelo governo revolucionário, na esteira da tomada do poder em 1959, sob a proposta de Che Guevara e Fidel Castro de criar um ensino de artes gratuito, voltado a estudantes de todo o terceiro mundo, de caráter amplamente inovador e experimental.

Divulgação

As Escolas Nacionais de Arte foram construídas entre 1961 a 1965. O projeto arquitetônico do complexo contempla cinco disciplinas: música e balé, desenhadas por Garatti; dança moderna e artes plásticas, de Porro; e artes dramáticas, de Gottardi. O conjunto articulado das cinco escolas propunha um desenho que ia de encontro à arquitetura internacional funcionalista praticada à época.

Os desenhos de Garatti, Porro e Gottardi procuraram integrar soluções da cultura arquitetônica hispânica e latino-americana a um partido moderno de articulação e funcionalidade espacial, tal como fizeram seus contemporâneos Alvar Aalto, Frank Lloyd Wright, Bruno Zevi, Carlo Scarpa e Ernesto Nathan Rogers, entre outros, resultando na construção orgânica de influência catalã em alvenaria e estruturas abobadadas.

Marcadas por essa forma orgânica, são exemplos máximos de uma arquitetura para o povo, para a vida, para a arte e para o homem. No contexto atual, em que a arquitetura espetacular está em voga, os projetos que serão expostos são excelentes e necessários contrapontos.

As escolas, uma das obras mais representativas da arquitetura revolucionária, foram incorporadas ao patrimônio mundial da Unesco em 2003, e pelo Conselho Nacional de Conservação cubano em 2011 e permanecem, até hoje, inacabadas.

Divulgação

Vittorio Garatti realizou, em 55 anos de carreira, edifícios de uso público e privado, entre conjuntos residenciais, escolas, desenho urbano e espaços de trabalho e comércio. Foi professor da Universidade de Caracas, na Venezuela e do Politécnico de Milão, na Itália. Atualmente é sócio, com Mariantonietta Canepa, do escritório Garatti e Canepa, atuando em Milão.

Além do debate da Escola da Cidade, no dia 15 de maio, às 19h30, Garatti ministra a palestra “Escolas de Arte do Terceiro mundo, Havana – Cuba, 50 anos depois”, no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretária de Cultura. A atividade é fruto de uma parceria entre Escola da Cidade, MCB e Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB).

 

SERVIÇO

Exibição do filme Unfinished Spaces e debate com Vittorio Garatti e Marcelo Ferraz

Data: 16/05/12 (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Auditório da Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182) – São Paulo – SP

Informações: www.escoladacidade.edu.br

Gratuito e aberto ao público

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Debate com o arquiteto italiano Vittorio Garatti na Escola da Cidade / São Paulo - SP" 14 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-48529/debate-com-o-arquiteto-italiano-vittorio-garatti-na-escola-da-cidade-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.