O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Amalia / Marià Castelló Martínez

Casa Amalia / Marià Castelló Martínez

Casa Amalia / Marià Castelló Martínez
Casa Amalia / Marià Castelló Martínez, © Estudi Epdse
© Estudi Epdse

© Estudi Epdse

A Casa Amalia está localizada numa área conhecida como “Es Ram”, perto de EsCaló des Mort, na costa sul da Ilha de Formentera. Este é um pequeno lote de 2000m² com pinheiros muito desenvolvidos, com inclinação moderada para o sul e para o melhor visual: praia Migjorn e as falésias de Cap de Barbaria em segundo plano. O briefing era o de alterar um edifício já existente de 143m², construído em pelo menos duas fases, entre 1970 e 1990, para adaptá-lo para o novo programa funcional representado pela propriedade.

© Estudi Epdse

Como a classificação urbana da parcela na qual a casa está situada tem parâmetros muito restritivas, o projeto não poderia alterar a área construída ou volume existente. Antes da intervenção a construção tinha uma planta altamente fragmentada, incerta na gestão do programa e apresentava as áreas de relacionamento introvertidas, com pouca relação com o ambiente natural esplêndido que o rodeia.

© Estudi Epdse

A reforma realizada entre 2008 e 2010 esculpiu a massa existente para obter o novo programa, procurando por fluidez entre os espaços, assim como refinar a superfícies para obter a aparência de austeridade da arquitetura local da ilha com uma linguagem contemporânea. No andar de baixo pode ser encontrado nos espaços unificados relacionais (sala de estar – cozinha – sala de jantar), o quarto principal com seus correspondentes vestiário e casa de banho e uma sala polivalente com acesso para as áreas de armazenamento e serviço. No primeiro andar há um segundo quarto duplo com casa de banho e um terraço com vistas maravilhosas.

© Estudi Epdse

A principal intervenção volumétrica tem sido a de repensar a forma de construir contatos com o solo. Ou seja, transformar o conjunto dado de passos e diferentes pisos, sem qualquer harmonia, numa plataforma que abraça um lado do edifício, protegendo-o do escoamento de água, e no outro lado separando a casa, a partir do terreno natural, dando forma a terraços que criam pontos de vista.
A fim de alcançar uma maior harmonia e misturar o substrato original com o novo trabalho, uma paleta limitada de materiais tem sido utilizada.

© Estudi Epdse

Essencialmente, são o pavimento de calcário capri, gesso nas divisórias, tetos e paredes verticais restantes, placa de MDF branco resistente à água para a mobília feita sobre medida, placas sintéticas de quartzo branco e lâminas transparentes de vidro nos banheiro, e arenito natural para peças individuais.
A maioria dos móveis foram feitos para alcançar uma melhor conciliação com a arquitetura. O resto consiste em peças de diferentes períodos, como cadeiras Thonet originais ou o sofá Na Xamena de GandiaBlasco.

© Estudi Epdse

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Marià Castelló Martínez
  • Ano: 2010
  • Área construída: 143 m²
  • Endereço: Caló des Mort Formentera Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Concreto
  • Localização: Caló des Mort, Formentera, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Marià Castelló Martínez
  2. Colaboradores: Sonia Iben Jellal, Marí‐Balaguer Arquitectos, Marga Ferrer
  3. Construtor: Los Kibicos S.L. and Jorge Thuiran

Sobre este escritório
Marià Castelló Martínez
Escritório
Cita: Victor Dalaqua. "Casa Amalia / Marià Castelló Martínez" 09 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/47720/casa-amalia-maria-castello-martinez> ISSN 0719-8906