Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP

Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP

O Lançamento do livro “Inventário Arquitetônico de Mococa“, autoria de Suzana Barretto Ribeiro, acontecerá no dia 5 de maio de 2012, na Livraria BOOKSTORE em S. Paulo às 16 horas.

O livro oferece a oportunidade de compreender como, no início do século XX, em Mococa, a noção de progresso que se lastreava no interior paulista foi capaz de viabilizar ações de modernização urbana.

O texto introdutório “Urbanismo e arquitetura em Mococa: influências do sanitarismo e do movimento higienista no início do século XX” analisa, com base em documentos inéditos, como os princípios higienistas contribuíram para conduzir Mococa à condição de cidade civilizada e como as medidas propostas para a cidade, de certa forma, acompanhavam soluções antes pensadas para outros centros urbanos. Foi uma questão de reestruturar a forma espacial, de um lado, em função da reavaliação da importância da higiene pública, e, de outro, pelo enriquecimento proporcionado pela cultura cafeeira.

O capítulo dedicado ao Inventário Arquitetônico recupera, por meio de desenhos, fotografias, plantas e pequeno histórico, aspectos de 53 edificações.

A intenção foi mapear parte das edificações urbanas do início do século XX, a fim de compreender de que modo elas podem nutrir e enriquecer nosso momento presente e como sua destruição, ou desconhecimento, podem obscurecer a própria história da cidade. O patrimônio arquitetônico, neste sentido, representa um dos aspectos da vida urbana, pois reflete a cultura local, tornando-se, assim, patrimônio cultural desta sociedade.

Nessas edificações estão impressos, além da cultura e da memória, o valor afetivo para a população, a valorização do passado e a memória coletiva, justificando, assim, a importância de sua conservação, pois existe uma dinâmica, uma força que une tempos e carrega significados para diversas gerações. Reconhecer este legado é uma das maneiras de percebermos uma história que começou muito antes de nós. Assim, com esta publicação, procurei apresentar, pelo viés da arquitetura, da História e da fotografia, aspectos que possam estreitar vínculos, fortalecer o sentimento de pertencimento e enriquecer de sentidos a vida de seus habitantes.

Livraria BOOKSTORE:

Ed. do Instituto dos Arquitetos

Rua Bento Freitas, 315, S. Paulo

Horário:   16:00 horas

Ficha Técnica

Acabamento – Capa Dura

Editora – Direção Cultura

Preço de Capa – R$100,00

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP" 29 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45972/lancamento-do-livro-inventario-arquitetonico-de-mococa-de-suzana-barretto-ribeiro-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.