O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP

Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP

  • 10:09 - 29 Abril, 2012
Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP
Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP, Divulgação
Divulgação

O Lançamento do livro  “Inventário Arquitetônico de Mococa“, autoria de  Suzana Barretto Ribeiro, acontecerá no dia 5 de  maio de 2012, na  Livraria BOOKSTORE em S. Paulo às 16 horas.

O livro oferece a oportunidade de compreender como, no início do século XX, em Mococa, a noção de progresso que se lastreava no interior paulista foi capaz de viabilizar ações de modernização urbana.

O texto introdutório “Urbanismo e arquitetura em Mococa: influências do sanitarismo e do movimento higienista no início do século XX” analisa, com base em documentos inéditos, como os princípios higienistas contribuíram para conduzir Mococa à condição de cidade civilizada e como as medidas propostas para a cidade, de certa forma, acompanhavam soluções antes pensadas para outros centros urbanos. Foi uma questão de reestruturar a forma espacial, de um lado, em função da reavaliação da importância da higiene pública, e, de outro, pelo enriquecimento proporcionado pela cultura cafeeira.

O capítulo dedicado ao Inventário Arquitetônico recupera, por meio de desenhos, fotografias, plantas e pequeno histórico, aspectos de 53 edificações.

A intenção foi mapear parte das edificações urbanas do início do século XX, a fim de compreender de que modo elas podem nutrir e enriquecer nosso momento presente e como sua destruição, ou desconhecimento, podem obscurecer a própria história da cidade. O patrimônio arquitetônico, neste sentido, representa um dos aspectos da vida urbana, pois reflete a cultura local, tornando-se, assim, patrimônio cultural desta sociedade.

Nessas edificações estão impressos, além da cultura e da memória, o valor afetivo para a população, a valorização do passado e a memória coletiva, justificando, assim, a importância de sua conservação, pois existe uma dinâmica, uma força que une tempos e carrega significados para diversas gerações. Reconhecer este legado é uma das maneiras de percebermos uma história que começou muito antes de nós. Assim, com esta publicação, procurei apresentar, pelo viés da arquitetura, da História e da fotografia, aspectos que possam estreitar vínculos, fortalecer o sentimento de pertencimento e enriquecer de sentidos a vida de seus habitantes.

Livraria BOOKSTORE:

Ed. do Instituto dos Arquitetos

Rua Bento Freitas, 315, S. Paulo

Horário:   16:00 horas

Ficha Técnica

Acabamento – Capa Dura

Editora – Direção Cultura

Preço de Capa – R$100,00

Cita: "Lançamento do livro "Inventário Arquitetônico de Mococa" de Suzana Barretto Ribeiro / São Paulo - SP" 29 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/45972/lancamento-do-livro-inventario-arquitetonico-de-mococa-de-suzana-barretto-ribeiro-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906