Museu Marítimo de Ílhavo / ARX PORTUGAL

O edifício está localizado na orla da povoação, num lote irregular que confina com moradias de dois pisos, isoladas ou geminadas. Do outro lado da rua está o Centro de Saúde, institucional e de grande volumetria.

Cortesia de ARX PORTUGAL

O projecto tratou de uma profunda remodelação do existente, reformulando a sua estrutura, espaços, instalações e imagem geral, ampliando a área bruta sensivelmente para o dobro.A sua implantação respeitou na rua o alinhamento existente. Os corpos novos aparecem no interior do lote, que se fechou à rua, criando um jardim interior.O conjunto de condicionantes de projecto vocacionou o discurso arquitectónico a desenvolver-se através de uma justaposição de volumes com uma relativa autonomia entre si.

Cortesia de ARX PORTUGAL

O reaproveitamento parcial do existente e sua correcção construtiva e funcional, aproveitando pouco mais do que a estrutura, constituiu um primeiro elemento de projecto.A este adossou-se um corpo estreito ao longo de todo o existente, articulando novo e velho, que acomodou não apenas as acessibilidades como também todas as infraestruturas técnicas do edifício.

Corte transversal

Neste corpo ancoraram-se os novos volumes: a grande Sala da Ria, com o seu considerável pé-direito; a “torre” negra central das Exposições Temporárias, enigmática, flutuante na água; o corpo Administrativo, da Biblioteca e Cafetaria.A água, visível a partir de todos os corpos, passa a ser o elemento de ligação da experiência do Museu.

Cortesia de ARX PORTUGAL

Sendo na realidade o suporte da sua temática (marítima) e necessária para o combate a incêndios, é também um potencial campo expositivo.

Cortesia de ARX PORTUGAL

Ficha técnica:

  • Arquitetos:ARX Portugal
  • Ano: 1998
  • Área construída: 3850 m²
  • Endereço: Avenida Dr. Rocha Madahíl Ílhavo Portugal
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra e Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Avenida Dr. Rocha Madahíl, Ílhavo, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitectura: ARX PORTUGAL, Arquitectos Lda., Nuno Mateus, José Mateus
  2. Colaboradores: Paulo Rocha, Stefano RivaGabriel Santos, João Alves, Marco Roque Antunes, Ricardo França, Sara Amado, Susana Ferreira
  3. Arquitectura Paisagista: GLOBAL, Arquitectura Paisagista Lda.
  4. Estruturas: TAL PROJECTOS, Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia Lda.
  5. Instalações e Equipamentos Eléctricos e de TelecomunicaçõesSegurança Integrada: AT, Serviços de Engenharia Electrotécnica e Electrónica Lda.
  6. Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos: AQUADOMUS, Consultores Lda.
  7. Instalações e Equipamentos Mecânicos: PEN, Projectos de Engenharia Lda.
  8. Construtor: Abrantina
  9. Fotografia: Daniel Malhão, HYPERLINK ® copyright, FG + SG - Fotografia de Arquitectura
  10. Produção Fotográfica : Sérgio Guerra
  1. Dono de Obra: Câmara Municipal de Ílhavo
  2. Concurso: 1997 - 1º prémio
  3. Obra: 1999 - 02
  4. Prémio AICA, Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura 2003.Nomeado para o "Prémio Secil 2002",
  5. Nomeado para o "Prémio Mies Van Der Rohe 2002" / Seleccionado para o "XXI Encontro Internacional do UIA", Berlim, Alemanha, 2002
  6. Emitido em Selo pelos CTT, Correios de Portugal em 2007

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Museu Marítimo de Ílhavo / ARX PORTUGAL" 27 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-45656/museu-maritimo-de-ilhavo-arx-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.