O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Clínica de Ortopedia Marcelo Filardi / Betty Birger

Clínica de Ortopedia Marcelo Filardi / Betty Birger

Clínica de Ortopedia Marcelo Filardi / Betty Birger
Clínica de Ortopedia Marcelo Filardi / Betty Birger, © Gal Oppido
© Gal Oppido

Dentro de todo o universo dos nossos clientes, é nos projetos das clínicas que exercemos com desenvoltura a tarefa de interpretar os anseios e referências, a personalidade enfim dos contratantes de modo a adotar uma postura flexível na condução da arquitetura.

© Gal Oppido

Os materiais são inovadores e a infraestrutura médica é ordenada de modo a contar com livre acesso e a mínima exposição nos ambientes coletivos, fazendo com que a ambiência resultante seja relaxante, atemporal e convidativa à longa permanência.

Nossa arquitetura funciona como um sistema coeso e equilibrado, em que a eficiência assume aspecto híbrido: técnico, funcional e estético. Os projetos, assim, traduzem a busca constante pela modernidade, por tecnologias e materiais inovadores, pela otimização dos espaços combinada à elevada praticidade e durabilidade arquitetônica, assim como pela visualidade eficiente, sintética e precisa de conceitos-chave da arquitetura.

© Gal Oppido

Este projeto que apresentamos é a Clínica de Ortopedia do Dr. Marcelo Filardi, que foi instalada no renomado Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Através da planta baixa, vamos assinalar os pontos que acreditamos serem merecedores de uma atenção especial: porta de correr automática, de vidro temperado laminado e polarizado; banheiro privativo do médico com computador e tela para trabalho; negatoscópio na parte cega da fachada, aproveitando o vazio que sobrou;  pórtico de madeira e arquivo de fichas médicas; iluminação através de sancas e sistemas de leds; mesa em madeira de demolição.

© Gal Oppido

O que o cliente nos pediu:

  • Um consultório amplo, aberto;
  • Uma sala de consultas e sala de exames contíguas
  • Uma sala de estar confortável e circulações adequadas para os pacientes em cadeiras de roda
  • Uma área linear de 8 metros para que ele pudesse observar o paciente caminhando
  • Uma administração separada da recepção para a negociação dos honorários médicos, mas com a possibilidade de acompanhar o que se passa na sala de espera
  • Um arquivo central para fichas médicas
  • Um banheiro privativo, onde ele pudesse retornar as suas ligações com tranquilidade, enfim, um banheiro bem confortável
  • A utilização de materiais de alta qualidade e baixa manutenção
  • Um ambiente saudável, minimalista e dentro dos padrões estéticos que lhe agradassem
© Gal Oppido

Esta é a planta baixa do projeto padronizado das clínicas que o hospital Albert Einstein ofereceu a todos os médicos convidados a ali se estabelecerem. São 110,00 m2 de área de piso. Nós demolimos todas as paredes e forros, respeitamos as prumadas de hidráulica e as interferências estruturais e criamos o projeto dos sonhos do nosso cliente.

Há um contraste essencial e articulador do conceito arquitetônico desta clínica. A ambiência geral é luminosa, onde interagem os reflexos das paredes, pisos e forros constituídos predominantemente pela cor branca, de modo a configurar-se aparência ampla, confortável e elegantemente tecnológica. Os materiais são extremamente modernos e de alta qualidade. Tudo se encaixa na arquitetura. O negatoscópio foi instalado no nicho cego da fachada. Não existem excessos nem frisos. A iluminação, predominantemente natural, é incrementada com o uso de sancas com iluminação indireta e luminárias com leds, conferindo conforto ambiental, visual e térmico e, portanto, desempenho sustentável ao ambiente. A acústica é vital e aparece na escolha dos revestimentos, forros e processo construtivo.

© Gal Oppido

Aos elementos tecnológicos contrapõem-se a sobriedade e o grande peso visual do pórtico central em madeira, aparentemente solto, projetado para abrigar o arquivo de fichas médicas e separar o espaço público do espaço privado. Cada detalhe dos interiores foi pensado para revelar esse impactante jogo de contrastes.

Uma porta de correr automática, de vidro temperado laminado e polarizado, tem a propriedade de transformar-se em instantes de transparente em translúcida, o que torna mutável e flexível a aparência e o uso dos interiores.

© Gal Oppido

A planta é limpa, as circulações são diretas, não existem barreiras e há somente o pórtico que separa o espaço público do privado. O médico utiliza as salas de consultas e exames ao mesmo tempo, usufruindo de mais espaço visível quando a divisória polarizada está transparente. Quando o paciente precisa de privacidade ela torna-se translúcida. Esta clínica é a “cara” do médico, é a sua personalidade. Ele é direto, gosta de entrar e cumprimentar os seus clientes e é um homem grande e exuberante.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Betty Birger Arquitetura
  • Ano: 2010
  • Área construída: 110 m²
  • Endereço: Hospital Albert Einstein São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Operação projetual:Revitalização
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Hospital Albert Einstein, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Betty Birger Arquitetura & Design
  2. Execução da obra: Antônio Carlos Rodrigues
  3. Divisórias: Wall System
  4. Luminárias: Lumini e Wall Lamp
  5. Papeis de parede: Wallpaper
  6. Marcenaria: Il Legno
  7. Telas Solares: Uniflex
  8. Mobiliário: Mesa do Médico por Carlos Mota; Poltronas de interlocutores da Kartell; Assento do médico Herman Miller, Assentos recepção da Giroflex.
  9. Louças e metais: Deca

 

 

 

 

 

 

Cita: Jorge Alves. "Clínica de Ortopedia Marcelo Filardi / Betty Birger" 15 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/43395/clinica-de-ortopedia-marcelo-filardi-betty-birger> ISSN 0719-8906