A arquitetura de Lelé em exposição no Museu Oscar Niemeyer / Curitiba - PR

A arquitetura de Lelé em exposição no Museu Oscar Niemeyer / Curitiba - PR

 

O percurso de um dos mais renomados arquitetos brasileiros, João Filgueiras Lima, o Lelé, é tema de uma exposição que será inaugurada dia 17 de abril, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Às 19 horas, ele participa de um bate-papo com os arquitetos Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues, no auditório Poty Lazzarotto. Em seguida, acontece a abertura da mostra “A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção”, que tem curadoria de Consuelo Cornelsen. A entrada é franca.

Carioca nascido em 1932, Lelé participou, quando tinha 25 anos, da equipe que construiu Brasília. Em 1967, um grave acidente automobilístico quase interrompeu a sua trajetória. Mas ele superou a adversidade e, a partir de então, repensou o fazer arquitetônico. Lelé passou a projetar hospitais, centros de reabilitações, além de outras edificações, sempre levando em consideração o bem-estar das pessoas.

Nesta exposição, será possível conhecer, por meio de maquetes, plotagens e audiovisuais, parte da obra de Lelé, que está presente em várias cidades, como Fortaleza, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em Salvador, entre as muitas intervenções do arquiteto, destacam-se as passarelas. “São edificações nas quais o belo dialoga com a funcionalidade que facilita o ir e vir dos seres urbanos. Humanista, ele pensou no próximo, e isso faz toda a diferença”, afirma a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini.

Lelé também é considerado o artista da transparência. “Afinal, ele soube valorizar a luminosidade dentro das construções, inclusive a partir do uso do vidro. Diante de uma obra de Lelé, também somos iluminados por tonalidades, nuances e ideias, e nos transformamos”, completa Estela.

Serviço:

A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção

Abertura: 17 de abril, às 19horas. Bate-papo com a presença de João Filgueiras Lima (Lelé), Haroldo Pinheiro e Sérgio Rodrigues, no auditório Poty Lazzarotto. Entrada franca

Período expositivo: 18 de abril a 15 de julho de 2012.

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10 às 18h.

Ingressos: R$4 e R$2.

No primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita.

Museu Oscar Niemeyer.

Rua Marechal Hermes, 999.

Curitiba – Paraná

Mais informações: (41) 3350-4400. <imprensa@mon.org.br>


Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "A arquitetura de Lelé em exposição no Museu Oscar Niemeyer / Curitiba - PR" 16 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-43260/a-arquitetura-de-lele-em-exposicao-no-museu-oscar-niemeyer-curitiba-pr> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.