4º Lugar Concurso Nacional para a Sede do ISSEM-SC / N8studio

4º Lugar Concurso Nacional para a Sede do ISSEM-SC / N8studio

Projeto classificado em 4º lugar no Concurso Nacional para a Sede do ISSEM-SC  em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O bem estar e a qualidade de vida do homem provêm de suas experiências, relações afetivas e das influências absorvidas dos ambientes natural e antrópico. Em seu ofício cotidiano ou em uma visita esporádica o funcionário/usuário deve se sentir acolhido pelo espaço que o acerca.

© N8studio

A nova sede do ISSEM não é criada como um edifício no sentido comum, mas como espaços funcionais que se integram com a paisagem, que situam o homem no centro da natureza e o permite perceber que a qualidade de vida está intimamente ligada aos espaços que ocupa, no contato entre interior e exterior, no ato de se sentir parte de algo maior. Integração e comunicação formam a base do conceito da sede – integrar homem e natureza, funcionários e usuários, interior e exterior – e atingir, no seu mais amplo sentido, a verdadeira sustentabilidade.

Implantação

Implantação

A edificação está posicionada na porção plana e frontal do terreno de formato irregular, preservando e privilegiando a contemplação da cobertura vegetal da encosta posterior.

À frente, uma leve rotação do edifício estabelece uma praça de concentração e chegada de pessoas, além de garantir uma amplidão visual ao passante. Ao lado da edificação encontram-se o estacionamento de usuários e um bicicletário, valorizando a utilização deste modal de transporte. Ao fundo, encontra-se o estacionamento de funcionários e as vagas exclusivas para veículos de frota.

© N8studio

Partido

O partido arquitetônico desta proposta visa fortalecer as relações de trabalho, integração com o entorno, além de garantir visuais, iluminação e ventilação naturais a todos os postos de trabalho.

Os pavimentos, quadrados, possuem recortes – cobertos ou descobertos – de acordo com as necessidades de proteção, gerando pátios internos e externos ao edifício. Tanto o volume do auditório quanto as lajes das áreas de trabalho e o volume opaco de arquivos estão marcados na fachada envidraçada, demonstrando a transparência e acessibilidade, características da instituição. A cobertura em teto jardim modulado possibilita uma área de descompressão e apreciação do entorno conectando-se com o bosque. Podendo, ainda, ser transformada em terceiro pavimento quando se fizer necessária a ampliação do quadro de funcionários.

© N8studio

A rampa para o terraço é um espaço flexível que permite a integração do segundo pavimento com o exterior. Após a ampliação, este espaço confere uma liberdade programática às futuras necessidades da instituição, podendo manter sua função de área externa, ou funcionando como área de trabalho, estar ou conferências, além de garantir uma ampla circulação e integração entre os dois pavimentos de escritório.

Sistema Construtivo

O edifício foi projetado de maneira a explorar as possibilidades construtivas correntes de maneira eficiente e sustentável: utiliza estrutura de concreto armado moldado in loco, apoiada sobre um grid de pilares alinhados a uma modulação de 5 x 5 metros, com balanços em suas extremidades, possibilitando economia de material e simplicidade construtiva. A modulação atende ainda aos padrões de piso elevado, forro e esquadrias, que aliados à paredes em gesso acartonado e utilização de escritórios em plano aberto, evitam desperdícios na execução da obra. O incremento destes materiais pré-fabricados acelera o processo construtivo, reduzindo custos e prazos de obra.

Corte de detalhes construtivos

Ampliação

O terceiro pavimento acontece como uma evolução natural do partido, uma repetição da estrutura inicial acompanhando a mesma linguagem arquitetônica. As instalações, circulações e infra-estrutura existentes garantem acessibilidade imediata ao novo pavimento de trabalho.

A ocupação acontece substituindo-se as placas modulares de jardim por piso elevado. Esta adaptação acontece de forma rápida, limpa e evita desperdícios, pois as peças ajardinadas serão relocadas para sua cobertura.

Os pátios e a modulação estrutural permanecem no novo local de trabalho. As divisórias leves se distribuem conforme a nova necessidade programática, assim como a solução de fachadas com proteção solar.

Corte 3

Sustentabilidade

Utilizar a sustentabilidade como exemplo para os servidores e usuários é uma premissa básica do projeto. A sustentabilidade não pode ser entendida como a utilização solitária de sistemas e produtos verdes, ou uma prática que condene a apreciação e qualidade dos espaços, mas sim um conceito que transforme as relações entre o homem e a natureza e os una harmoniosamente.

Planta pavimento térreo

Já durante a implantação constrói-se um edifício de maneira compacta e – ao desloca-lo de seu eixo – ocupa a parcela de terreno mais propícia a construção, incluindo a cidade em seu espaço e valorizando os recursos naturais como ventilação, iluminação natural e o bosque.

É um conceito básico que todo colaborador tenha acesso à natureza e o contato direto com o que ela fornece: nenhuma sala de trabalho está a mais de 5 metros do exterior – através de pátios internos ou externos, possibilitando assim não só o contato físico e psicológico com o ambiente, mas também o aproveitamento da ventilação e insolação naturais, reduzindo assim em até 60% o consumo energético do edifício.

As fachadas foram pensadas de maneira especifica à sua orientação, em um jogo de transparência e opacidade permitindo o melhor desempenho térmico: a fachada sul total- mente transparente para receber o máximo de iluminação sem insolação direta, fachadas leste e oeste com proteção de uma tela metálica ou fechamento opaco, e ao norte, privilegiando espaços de convivência e visuais. Somado a isso, a presença do teto verde auxilia também no desempenho térmico do edifício.

Corte 2

A gestão das águas é um ponto singular na nova sede, reaproveitando a água da chuva em cisternas para reutilização das águas cinzas nos jardins e sanitários, e principalmente reduzindo a vazão que atinge o leito do rio durante cheias, através da recriação de áreas verdes.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: N8studio
  • Ano: 2012
  • Área construída: 2400 m²
  • Área do terreno: 4400 m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Jaraguá do Sul, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: N8studio - João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro, Fabio Henrique Faria, Humberto Carta, Thiago Maso
  2. Colaboradora: Renate Louise Pierotto

Text Message Html

Cita: Jorge Alves. "4º Lugar Concurso Nacional para a Sede do ISSEM-SC / N8studio" 10 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-42550/4o-lugar-concurso-nacional-para-a-sede-do-issem-sc-n8studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.