O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. GT House / Studio Guilherme Torres

GT House / Studio Guilherme Torres

GT House / Studio Guilherme Torres
GT House / Studio Guilherme Torres, © Roberto Wagner
© Roberto Wagner

© Roberto Wagner

O jovem arquiteto brasileiro Guilherme Torres escolheu um pequeno estúdio em Londrina, Brasil, para morar. O local abrigava anteriormente um ateliê de pintura de um artista plástico e foi reformado ao longo de 10 anos pelo arquiteto. A versão atual foi realizada devido a muitos problemas que o imóvel apresentava, como problemas na rede elétrica, rachaduras e infiltrações nas paredes.

© Roberto Wagner

Em um mês, todos os revestimentos das paredes foram removidos e refeitos, e durante o processo o arquiteto decidiu construir uma mesa e um sofá em alvenaria. “Como sou designer de mobilário, decidi seguir uma direção oposta ao que faço e criar algo fixo, imóvel”, conta o profissional.

© Roberto Wagner
© Roberto Wagner

A mesa serve de apoio para livros e coleções, além de espaço de trabalhar e comer, enquanto o sofá atravessa toda a extensão da sala e recebeu dois colchões revestidos em tecido preto. As almofadas foram feitas com sobras de tecidos estampados da coleção da estilista Adriana Barra para a Micasa, o templo do design de São Paulo. A cozinha foi compactada num espaço de 1,40m de largura por 3m de comprimento. O piso de cimento foi coberto com um emborrachado para evitar manchas de gordura e a parede recebeu uma plotagem com motivos inspirados em mosaicos árabes, desenhado pelo arquiteto.

© Roberto Wagner

O quarto do morador tem ares de loft, com um clima mais quente do que o resto da casa por conta dos tijolos aparentes que revestem a parede de fundo da cama. No quarto de hóspedes, localizado num mezanino sobre a sala, as instalações elétricas ficam mais evidentes. O desenho foi inspirado no trabalho de Paulo Mendes da Rocha, arquiteto brasileiro ganhador de Pritzker em 2006 e famoso por explorar a arquitetura brutalista, onde se expõem os mecanismos funcionais da arquitetura, tais como encanamentos hidráulicos e elétricos. Moderna e atual, toda a obra custou cerca de U$ 6.000,00 um orçamento baixo devido a simplicidade da solução arquitetônica.

Planta pavimento térreo

Ficha técnica:

Cita: Jorge Alves. "GT House / Studio Guilherme Torres" 05 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41740/gt-house-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906