O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. CAI Periférico Medellín / EDU

CAI Periférico Medellín / EDU

CAI Periférico Medellín / EDU
CAI Periférico Medellín / EDU, Cortesia EDU
Cortesia EDU

No processo de transformação de Medellín, os equipamentos públicos são protagonistas, já que se converteram em referenciais urbanos que transformam e dão sentido de pertinência nos territórios que se localizam.

Localização dos projetos

No Programa de Segurança e Convivência da Prefeitura de Medellín no mandato de Alonso Salazar 2008-2011, se estabelece a construção de 9 CAI Periféricos, pequenas edificações localizadas estrategicamente em zonas da periferia da cidade no alto dos morros, onde a informalidade e os baixos índices de conforto são protagonistas, estes edifícios tem a tarefa de marcar a presença do Estado, prover controle e segurança aos habitantes destes lugares.

Cortesia EDU

Estes edifícios são projetados a partir do imaginário da comunidade, o que nos permite recuperar e fortalecer uma imagem positiva da POLÍCIA e do ESTADO em territórios da periferia que se encontram em processo de desenvolvimento. Este investimento físico vem acompanhado dos programas sociais com políticas integrais de segurança e convivência que buscam uma transformação total da cidade.

Cortesia EDU

O edifício é concebido como um Farol, referência permanente para os cidadãos em territórios praticamente esquecidos que requerem a presença do Estado. A ideia é composta por um elemento reconhecível à distância, uma torre que evoca a proteção e se converte num referencial do local, em poucas palavras, é um estandarte que destaca o ponto de segurança pública mais próximo, destacando-se como um marco na paisagem.

Cortesia EDU

A ideia do projeto considera que os CAI Periféricos – faróis, são equipamentos que funcionam 24 horas, com atividades permanentes, durante o dia se comporta como um edifício amável, aberto ao público, cheio de cor e de vida, atraente para o cidadão, contrário às ideias pré-concebidas que unem sensação de segurança com ambientes monocromáticos e frios.

Cortesia EDU

Os 9 CAI Periféricos, pela sua localização estratégica, serão referência nos morros de Medellín através da luz, desbravando territórios onde a municipalidade nunca havia chegado, estes edifícios convertem-se em elos entre os habitantes e o Estado, permitindo desta maneira construir uma cidade mais igualitária e com cidadãos melhores.

Cortesia EDU

O edifício se materializa como uma peça moldada e sugestiva no seu espaço, o concreto nos permitiu dar forma a esta peça replicável, a qual, pela característica do material suas paredes se texturizaram, alguns muros da base se pigmentaram, as paredes da torre são estratégicamente perfuradas para os elementos de controle, todos estes tratamentos formais do material permitiram construir uma arquitetura dinâmica que convida os habitantes a vivenciar-la e reconhecer-la.

Planta Nível 1
Planta Nível 2

Urbanísticamente a peça se converte em um referencial quase escultórico, que contém luz, que se abre para a cidade mediante um praça externa que convoca e convida o usuário a disfrutá-la, mudando a imagem restritiva que estes edifícios públicos adquiriram ao longo da história.

Corte Longitudinal
Corte Transversal

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Projeto: Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU – Medellin
  2. Arquitetos: Arq. Alba Milena Garcia, Arq. Adolfo Emilio Arboleda, Arq. Marcela Villada Posada, Arq. Diego Alberto Serna, Arq. Miguel Angel Guerrero, Arq. Victor Hugo Garcia Restrepo, Arq. Jeronimo Franco, Arq. Julian Esteban Gomez, Arq. Jose Puentes, Arq. Natalia CardonaProyecto: CAI PERIFERICOS MEDELLIN
  3. Gerente Geral Empresa de Desenvolvimento Urbano: Eng. Maria Eugenia Ramos Villa
  4. Gerente Auxiliar de Projetos Urbanos: Arq. Juan Mejia Saldarriaga (Gerente Atual), Arq. Gustavo Adolfo Restrepo Lalinde (2008 – Junho 2010)
  5. Diretor de Projeto: Arq. John Octavio Ortiz Lopera
  6. Coordenadores Convênio Segurança e Convivência: Arq. Alejandra Gomez (atual), Arq. Maria Elena Arango (2010), Arq. Andres Mauricio Montoya (2008 – 2009)
  7. Assessor Paisagístico Y Ambiental: Eng. Mauricio Jaramillo Vasquez
  8. Diretora Social: Gloria Estela Lopez

 

Informação Complementar:

  1. Entidade Promotora: Prefeitura de Medellin – Secretaria de Governo
  1. Localização: 9 Áreas Periféricas estratégicas das encostas de Medellin, Colômbia
  2. Ano: 2009 – 2011

 

Sobre este escritório
Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU – Medellin
Escritório
Cita: Leonardo Marquez. "CAI Periférico Medellín / EDU" 30 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/40829/cai-periferico-medellin-edu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.