Josefine/Roxy / Fred Mafra

A Josefine/Roxy se localiza na Savassi, região de maior movimento noturno de Belo Horizonte. A casa tem 955m² de área construída e conta com duas pistas de dança, três bares, quatro camarotes vip escamoteáveis (podendo virar uma só), dois lounges e áreas de fumantes com teto retrátil. Segue os pilares básicos que uma casa noturna – comodidade, escapismo, flexibilidade e tecnologia. Foi toda projetada pensando na acessibilidade e mobilidade de pessoas com necessidades especiais.

As formas agora são escultóricas, contendo linhas mais retas e abandonam o tradicional ângulo de 90 graus. O partido adotado é a volumetria do hexágono e a exploração de todas as suas faces, em tamanhos diferentes.

© Jomar Bragança

Elementos prismáticos, pilares formados da união de triângulos com quadrados e volumes lapidados  instigam o percurso que alteram sua percepção, dependendo do ângulo que você olha. A simetria do desenho na planta é presente em todos os ambientes.

© Jomar Bragança

A fachada agora é negra. O pano de vidro laminado revestidos de películas espelhadas prata escura, com estrutura interna em aço inox  na forma triangular. Cada módulo do vidro acima da rampa preta recebeu um painel de LCD voltado para face exterior, totalizando 20 módulos.

© Jomar Bragança

A cabine do DJ, recortada no centro do palco foi posicionada no fim do eixo principal da pista, com visão total do clube.  A pista é longilínea com 30×6 metros e está tres vezes maior que a antiga.  Em uma das suas laterais  existe o Bar principal em toda a sua extensão,  composto por sete baias que setorizam o atendimento e evitam aglomerações, tão comuns nos bares lineares.

© Jomar Bragança

As baias são emolduradas por pórticos em forma de trapézio, realizados em drywall duplo e acústico que impede a entrada do som e facilita o atendimento em cada nicho. Estes pórticos também escondem a estrutura modulada dos pilares que sustentam o teto, composto por mais de 100 hexágonos, com quatro toneladas ao todo. Cada topo destes hexágonos vazados servem como anteparo e luminária para as barras de vídeo led’s pixel mapping configuradas como um painel de led`s. As barras de led`s foram instaladas no próprio perfil de alumínio do drywall e vedados com policarbonato.

© Jomar Bragança

O resultado é um teto texturizado, tridimensional com a luz em constante movimento para deixarmos para trás a realidade. É como entrar dentro de um vídeo clipe com imagens gráficas reais e luzes que dançam conforme a música.

© Jomar Bragança

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Fred Mafra
  • Ano: 2011
  • Área construída: 955 m²
  • Área do terreno: 600 m²
  • Endereço: Savassi Belo Horizonte Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tecido
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Savassi, Belo Horizonte, Brasil

Equipe:

  1. Arquitetura: Fred Mafra


Informação Complementar:

  1. Luminotécnica: Fred Mafra
  2. Design Gráfico Papel de Parede: Osc Design
  3. Design e Programação Painel de Led`s: Brayhan Hawryliszyn
  4. Construção: Construtora Bella Casa - Robson Barbosa
  5. Elétrica: Lauro Berto
  6. Hidráulica: José Antônio
  7. Ar Condicionado: Tecno Temp
  8. Compra/ Almoxarife : Fernando Flauzino
  9. Supervisor Geral da Obra: Alexandre Guimarães
  1. Carpetes : Passaláqua
  2. Cobertura: Betel Toldos
  3. Cortinas: Lázaro Decorações - Anselmo
  4. Forros Gesso: Braz Gesso
  5. Led`s: G-Lec
  6. Locação Andaimes: Loc Equipamentos
  7. Locação caçambas: BH Coletas
  8. Locação equipamentos: Locamavi
  9. Louças e Metais: Deca
  10. Luminárias: Loja Elétrica
  11. Pedras: Canadá Material de Construção e Triângulo Mármores e Granitos
  12. Pisos: Paviflex CR
  13. Plotters: Plotacad
  14. Portas e Marcenaria: Modelo Móveis
  15. Quartzo Parede e Fulget: Construtora Bella Casa
  16. Revestimentos e Estofados: Dotys
  17. Serralheria: Santos Serralheria
  18. Tintas: Nova cor da Shervin Williams (preta), Suvinil Látex (branca) e Coralit da Coral (esmalte)
  19. Ventilação/Ar Condicionado: Tecno Temp
  20. Vidros: Vidraçaria in Loco e Art Glass

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Josefine/Roxy / Fred Mafra" 27 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-40176/josefine-roxy-fred-mafra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.