![](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644212_023_mg_0828.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (40) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644062_mg_2655-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (36) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644074_mg_8916-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (28) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644204_mg_7144-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (32) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644084_painel_fotos_rampas-125x125.jpg)
Teleférico de Gaia – Máquinas na Paisagem, Guedes + DeCampos
O projecto surge de um concurso de concepção/construção e exploração. Apesar dos riscos inerentes desta tipologia de concurso, que secundariza e fragiliza o papel do arquitecto, interessou-nos o desafio de intervir numa paisagem tão impressionante como o novo eixo Serra do Pilar – Cais de Gaia e, simultaneamente, conciliá-la com a complexidade tecnológica de um teleférico.
No fundo, tratava-se ainda da criação de um novo eixo urbano – axial, funcional e visual – caracterizado pela introdução de um movimento fortíssimo na paisagem. Propôs-se esta tipologia para a cidade de Vila Nova de Gaia com uma abordagem lúdica e funcional, considerando a dinamização do local e do turismo, ligando as caves de vinho do Porto e a marginal (com forte componente de restauração) ao metro e à Serra do Pilar, situados à cota alta.
Estação Alta – Motriz
A Estação Alta inicialmente implantada no jardim do Moro com os mesmos pressupostos da Estação Baixa, passa a meio do processo a ser implantada na encosta obrigando à reformulação total dos conceitos estabelecidos. A nova construção na encosta, mais exposta, com maior área e visibilidade, conduziria a um projecto inevitavelmente marcante na paisagem o que obrigaria a um constante jogo de escalas.
Constitui um novo desafio albergar a nova infra-estrutura com impacto mínimo na paisagem e respondendo aos complexos requisitos técnicos e estruturais necessários à construção de uma Estação Motriz.
A Estação Alta dissimula-se no muro/contraforte existente e pretende ter um carácter neutro e abstracto sem linguagem, quase intemporal. O projecto procura conciliar a ortogonalidade do casario com a obliquidade do eixo do teleférico, contrapondo o carácter monumental da construção na escarpa com a escala doméstica das habitações adjacentes.
O acesso à cota alta é possibilitado a partir de rampas e escadas que dão acesso à cobertura-miradouro, que consolida e remata o muro contrafortado existente. Tal como um “caminho de ronda”, explora-se a fruição do local e a vista sobre o Porto.
Estação Baixa – Tensionamento
A implantação do edifício da Estação Baixa na marginal do rio Douro privilegia o uso público do espaço melhorando a acessibilidade, para o que também contribuiu a concepção da peça sobre-elevada que constitui a plataforma de embarque/gare do teleférico.
O conceito arquitectónico da estação baixa reside numa estrutura simples e pragmática inspirada na ossatura de um barco: um esqueleto de ferro com ripados verticais metálicos é suspenso sobre uma estrutura central (quilha) em betão, formando duas consolas. A colocação de duas escadas rebatíveis e suspensas, tornam estanque o edifício quando o serviço está encerrado, sem ser necessário recorrer a vedações, e garantindo a segurança do espaço.
A forma arquitectónica surge como marcação da axialidade própria deste tipo de equipamento, onde o eixo imaterial – do movimento ao longo do trajecto em cabo – coincide com o eixo físico e estrutural do edifício que incorpora os postes da Estação.
O eixo estrutural de suporte dos edifícios é também eixo infra-estrutural, concentrando diferentes equipamentos de apoio ao teleférico (bilheteiras, posto informativo, sanitários, quiosques), enquanto que a plataforma de embarque surge sobre-elevada. Trata-se verdadeiramente de uma única peça, em 2 actos.
A forma ritmada dada pelo ripado confere uma aparência mutante ao objecto, com suaves efeitos ópticos de transparência e opacidade conforme o ponto de observação e de acordo com as mutações de luz ao longo do dia, introduzindo-se o ritmo, a cadência, o tempo, o muito que se vê e o muito que se oculta.
Informação Complementar:
- Engenharia estrutural e hidráulica: Struconcept
- Engenharia elétrica: RGA
- Acústica: PROENSAL
- Paisagismo: Luís Guedes de Carvalho
- Imagens: Estúdio Goma
- Design comunicacional: Francisco Providência
- Construtor: Etermar, S.A.
- Cliente: Transportes por cabo e concessões, S.A.
- Promotor: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
- Equipamento do carro do teleferico: Doppelmayer
- Projeto: 2007-2011
- Construção: 2009-2011
- Área: 2.520m² Estação Superior | 411m² Estação Inferior
- Memorial descritivo: Guedes + DeCampos
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (40) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644062_mg_2655-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (36) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644074_mg_8916-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (28) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644204_mg_7144-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (32) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644084_painel_fotos_rampas-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (46) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644043_mg_0022-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (23) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644218_059_mg_0557-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (44) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644050_mg_0167-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (43) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644053_mg_0277-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (42) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644056_mg_0339-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (45) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644047_mg_0159-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (41) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644058_mg_0484-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (39) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644065_mg_2796-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (38) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644068_mg_2896-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (37) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644071_mg_6305-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (35) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644076_mg_8919-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (34) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644079_mg_9393-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (33) Estação Alta | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644082_411__mg_9340-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (31) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644193_mg_0560-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (30) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644197_mg_0713-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (29) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644200_mg_6955-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (27) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644207_mg_7225-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (26) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644210_mg_7319_pb-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (25) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644212_023_mg_0828-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (24) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644215_026_mg_0834-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (22) Estação Baixa | © Alberto Plácido](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644221_079_mg_0730-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (21) Localização](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644513_gaia_ropeway_cable_car_stations_location-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (20) Croquis Estação Baixa](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644517_lower_station_sketch1-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (19) Croquis Estação Baixa](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644521_lower_station_sketch2-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (18) Croqui Estação Alta](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331644524_upper_station_sketch-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (16) Estação Baixa | Fachadas](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646622_lower_station_elevations-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (15) Estação Baixa | Plantas](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646626_lower_station_plans-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (14) Estação Baixa | Corte](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646629_lower_station_section-e1331646874518-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (11) Estação Baixa | Detalhe escada](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646638_lower_station_stairs_constructive_detail-e1331646860246-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (10) Estação Alta | Planta 00](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646641_upper_station_level_0_plan-e1331646850967-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (9) Estação Alta | Planta 01](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646645_upper_station_level_1_plan-e1331646840295-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (8) Estação Alta | Planta 02](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646649_upper_station_level_2_plan-e1331646828916-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (7) Estação Alta | Planta 03](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646653_upper_station_level_3_plan-e1331646819351-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (6) Estação Alta | Fachada Norte](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646657_upper_station_north_elevation-e1331646809731-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (5) Estação Alta | Corte](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646660_upper_station_section-e1331646800703-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (3) Estação Alta | Fachada Sul](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646666_upper_station_south_elevation-e1331646784575-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (2) Estação Alta | Planta](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646670_upper_station_top_plan-e1331646771575-125x125.jpg)
![Teleférico de Gaia / Guedes + DeCampos (1) Estação Alta | Fachada Oeste](https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/03/1331646674_upper_station_west_elevation-e1331646752362-125x125.jpg)