O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Corten / Studio MK27 - Marcio Kogan

Casa Corten / Studio MK27 - Marcio Kogan

Casa Corten / Studio MK27 - Marcio Kogan
Casa Corten / Studio MK27 - Marcio Kogan, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon

A Casa Corten é uma casa urbana localizada próxima ao maior parque da Metrópole de São Paulo, no Brasil. O lote, estreito e comprido, comporta o programa da casa e, os moradores, além de terem, no térreo, um pequeno deck externo com lareira, utilizam a cobertura e, sobretudo, o próprio parque como lazer.

© Nelson Kon

A fachada da casa é feita em aço corten. O diálogo entre a textura enferrujada do exterior e a pedra, a madeira, a massa branca e o vidro constrói o espaço. O portão frontal da garagem é feito em ripas verticais de madeiras e abre-se inteiramente para a rua. A porta de entrada da casa é também de madeira e, apesar da cor similar à cor das chapas metálicas, a textura e a presença do próprio material, distinguem a caixa suspensa de aço na fachada frontal.

© Nelson Kon

A fachada dos fundos é composta por um pano de vidro que confere transparência à caixa opaca de aço e um volume suspenso que contém brises móveis de madeira. Os muros internos do lote são de pedra.

© Nelson Kon

A planta interna do térreo é simples: uma ampla sala com pé-direito de 5,2m abre-se inteiramente com quatro portas-camarão de vidro para o deck e para a lareira externa, diluindo o limite entre interior e exterior; na sala, um volume solto de madeira comporta o programa de serviços e cozinha; entre este volume e a porta de entrada há uma escada que leva ao mezanino.

Planta Térreo
Planta Mezanino
Planta Segundo Pavimento

O mezanino, sobre o volume de madeira, é um espaço único para o home-theater. De lá, sobe-se outra escada para o terceiro andar, onde está o programa íntimo da casa, os três quartos. O quarto do casal, nos fundos, tem um painel de brises de madeira que filtra a luz e pode ser todo aberto.

© Nelson Kon

Na cobertura da casa, há um deck de madeira protegido por guarda-corpos de vidro. Esse espaço funciona como um solar com uma piscina aquecida e vista para a cidade de São Paulo.

© Nelson Kon

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Co-Autores: Oswaldo Pessano , Suzana Glogowski, Renata Furlanetto
  2. Equipe: Carolina Castroviejo, Eduardo Chalabi, Eduardo Glycerio, Eduardo Gurian, Elisa Friedmann, Gabriel Kogan, Lair Reis, Luciana Antunes, Macio Tanaka, Maria Cristina Motta, Mariana Simas, Samanta Cafardo

Informação Complementar:

  1. Interiores: Diana Radomysler
  2. Paisagista : Renata Tilli
  3. Estrutura: Sc Ltda
  4. Engenheiro: Cesar Pereira Lopes
  5. Construtora: Mantra Engenharia

Cita: Gica Fernandes. "Casa Corten / Studio MK27 - Marcio Kogan" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/340/casa-corten-studio-mk27-marcio-kogan> ISSN 0719-8906