Piscinas Riberão / Pitágoras Arquitectos

A implantação do edifício aproveita a grande extensão do terreno no sentido Norte – Sul, onde se desenvolve o programa que se distribui por dois pisos – rés do chão e cave parcialmente enterrada.

© Luis Ferreira Alves

O tratamento de espaços públicos da zona envolvente do edifício, a Poente e a Sul, tem como objectivo, que o estacionamento e sua caracterização, permitam pelo seu desenvolvimento, a hierarquização de acessos de uso distinto.

© Luis Ferreira Alves

Para quem acede ao Complexo de Piscinas pelas ruas que o contornam a Poente e a Sul, o edifício assenta numa grande unidade formal, marcada por um forte sentido de horizontalidade, sugerido pela morfologia do terreno.

© Luis Ferreira Alves

O átrio, desenvolve-se no sentido longitudinal do edifício a toda a extensão da nave que encerra o tanque de 25m, numa cota elevada relativamente a este. A separação dos dois ambientes é feita através de um envidraçado, que permite a quem percorre o átrio, o contacto visual permanente com os planos de água.

© Luis Ferreira Alves

O edifício das piscinas é basicamente um volume de planta rectangular, interceptado por dois pátios a Nascente e rematado por um outro escavado no terreno no topo Sul.

Planta Térreo

A contenção formal, além de desejada, ao propor um exercício de descoberta e surpresa, garante pela maneira como está formulada, o controlo ambiental da construção.

© Luis Ferreira Alves

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Pitágoras Arquitectos
  • Ano: 2008
  • Endereço: Vila Nova de Famalicão Ribeirão Portugal
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Vila Nova de Famalicão, Ribeirão, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Pitágoras Arquitectos
  2. Diretores: Fernando Seara de Sá, Figueiredo Roque Raúl, Alexandre Coelho Lima, Roque Manuel Vilhena

Informação Complementar:

  1. Colaboradores: Fernando Torres, Marlene Sousa, Francisco Oliveira, Hélio Pinto


  1. Promotor: Municipio de Vila Nova de Famalicão

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Piscinas Riberão / Pitágoras Arquitectos" 23 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-33658/piscinas-riberao-pitagoras-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.