O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Em construção: La Maison Symphonique de Montréal / Diamond Schmitt Architects

Em construção: La Maison Symphonique de Montréal / Diamond Schmitt Architects

Em construção: La Maison Symphonique de Montréal / Diamond Schmitt Architects
Em construção: La Maison Symphonique de Montréal / Diamond Schmitt Architects   , © Cicada Design
© Cicada Design

O auditório de 2100 lugares, em especial para uso da celebrada Orquestra Sinfônica de Montreal, é uma expressão contemporânea de um desenho de sala de concerto em forma de um prisma retangular clássico. O desenho da Casa Sinfônica de Montreal envolveu uma parceria complexa entre as esferas pública e privada.

© Cicada Design

Um interior aconchegante em madeira laminada proporciona uma experiência íntima e compartilhada da exibição com acústica avançada tanto para os músicos como para a plateia. O harmonioso interior do auditório possui paredes de painéis curvos sobrepostos e três fileiras de camarote construídas em madeira texturizada clara de faia canadense.

© Tom Arban

Artec possui uma reputação para o desenho de salas com componentes ajustáveis, como esse, com grandes painéis suspensos do teto que podem ser abaixados para criar uma maior intimidade ou erguidos para acomodar grandes intensidades de uma orquestra. Diversas salas modernas possuem um sistema acústico avançado e abrangente.

© Tom Arban

A sala sinfônica foi projetada para ser parte integrante da Place des Arts (Praça das Artes) – o coração cultural de Montreal. Sua posição é desenhada para criar uma conexão com o novo Parque Parterre a oeste.

Corte © Cicada Design

As atividades no lobby de pé-direito quádruplo vedado por vidro são claramente visíveis pelo pedestre, ativando a vida pública da cidade.

© Tom Arban

A nova sala localiza-se bem próxima ao seu antigo endereço, a sala Wilfred-Pelletier, um auditório múltiplo uso de aproximadamente 3000 lugares que foi considerado demasiadamente grande e acusticamente indistinto para as demandas de uma orquestra.

© Tom Arban

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Diamond Schmitt Architects
  • Ano: 2011
  • Endereço: Montreal Quebec Canadá
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Em Construção
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Montreal, Quebec, Canadá
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Diamond Schmitt Architects, Aedifica
  2. Equipe de projeto: A.J. Diamond, Gary McCluskie, Matthew Lella, Michael Treacy, Earle Briggs, Eric Lucassen, Jessie Waese, Cynthia Carbonneau, Marcin Ludwik Sztaba, Gary Watson

 


Informação Complementar:

  1. Consultor Acústico: Artec
  2. Renders: Cilada Design
  1. Texto original em inglês: Cortesia autores
  2. Diamond and Schmitt Architects, como parte do consórcio da parceria público-privada, projetou a nova Sala de Concertos junto com a Aedifica de Montreal. O Ministro de Quebec da Cultura, das Comunicações e do Estatuto da Mulher que se encarregou do projeto. Já o grupo SNC-Lavalin está construindo, financiando e cuidará da manutenção do edifício.

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Em construção: La Maison Symphonique de Montréal / Diamond Schmitt Architects " 15 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/31443/em-construcao-la-maison-symphonique-de-montreal-diamond-schmitt-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.