O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos

Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos

Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos
Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos, © Sergio Gomez
© Sergio Gomez

Arquitetura e Organismos

A construção do Orquideorama originou-se da interação entre a arquitetura e os  organismos vivos. Não existe distinção entre o natural e  o artificial, mas a relação é de  unidade o que permite  definir  a organização  material,  ambiental e espacial.

Duas Escalas do Orgânico

Neste projeto os meios orgânicos foram definidos em duas escalas, e cada uma delas apresenta diferentes aspectos do projeto: uma é a escala micro, que possuí  princípios de organização material e também as estruturas da vida natural. Além disso, encontramos a escala das formas vivas externas e visuais, que permitem nossa aproximação aos fenômenos ambientais e perceptuais.

Organização Material

© Camilo Orozco

No projeto a escala micro (organica) foi organizada através de leis flexíveis e padrões geométricos (uma colméia / um tecido celular), permitindo definir a criação de um módulo nas plantas denominado ”flor-árvore”, composta por sete hexágonos. Sua repetição flexibiliza o crescimento e a expansão do projeto, o controle, a organização do programa e a geometria do terreno.

Fenômeno Ambiental

A escala externa das configurações vivas, especialmente considerando flores ou árvores, nos define a percepção de uma grande floresta ou jardim com sombra, além de um sistema estrutural de troncos ocos ou pátios que  exercem um controle  moderado de temperatura, da umidade e das reservas de água.

Fazer Arquitetura Semeando

© Felipe Mesa

A proposta do Orquideorama segue a premissa do cultivo de um jardim: uma flor cresce ao lado de outra, até que se define um conjunto aberto de flores-árvores modulares.

Sistema Flexível

Mais do que uma forma limitada e fechada, foi escolhido um sistema modular de agrupamento  e crescimento flexível: o projeto construído agrupa 10 flores-árvores, que ao final, se comportam como um sistema em espera, que podem crescer a qualquer momento ou podem ser reproduzida em outro lugar.

Restituição da folhagem

© Sergio Gomez

Substituindo a estrutura de caráter industrial existente, por estar inserido na floresta nativa do jardim botânico, o novo Orquideorama é como um jardim em maior escala e através de suas pétalas cobertas, restaura a forma de uma folhagem faltante. Mais que apenas uma cobertura, se construíu uma superfície superior com as qualidades de iluminação e ambientais das folhagem.

Um Orquideorama não é uma nave industrial

6 patios vivos

A arquitetura industrial, de ampla iluminação e coberturas opacas se distancia amplamente do que deveria ser um Orquideorama: A estrutura existente e suporte da nova estrutura, gera luz a 21 metros de altura e funciona como pátio de plantas e animais que conecta o biótico ao esforço estrutural.

Tectônica da  Flor-Árvore

Planta Modelo

  • Estrutura de tronco oco: definida por seis colunas de aço que compõem um jardim e determinam a posição das redes elétricas e hidráulicas.
  • Estrutura de pétalas – cobertura: construída com vigas metálicas.
  • Coleta de águas: cada pétala é intercalada com cobertura de telhas translúcidas de policarbonato e telhas opacas metálicas, que conduzem a água para uma espécie de canoa que define o perímetro interno do pátio que, em seguida, desce ao solo através de canaletas de metal camufladas com a estrutura arbórea.
  • Cobertura do tronco oco: o módulo hexagonal central de casa flor-árvore é coberta com tecidos sintéticos que protegem as plantas do impacto da chuva, do granizo e luz solar direta.
  • Folhagem - teto falso: foi proposto o uso de madeira de pinheiros provenientes de reflorestamento, que compõem os tecidos translúcidos.
  • Solos: projetou-se um tipo de pavimento triangular de concreto, que ajuda a manter a umidade necessária para que as plantas tropicais possam ter um desenvolvimento adequado.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos
  • Ano: 2006
  • Área construída: 4200 m²
  • Endereço: Jardim Botânico Medellín, Colombia
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Ecológico
  • Materialidade: Tecido e Madeira
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Jardim Botânico, Medellín, , Colombia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Plan B – Felipe Mesa, Alejandro Bernal
  2. JPRCR – Camilo Restrepo, J. Paul Restrepo

Informação Complementar:

  1. Viviana Peña
  2. Catalina Patiño
  3. Carolina Gutiérrez
  4. Lina Gil
  5. Jorge Buitrago
  1. Concurso: Outubre 2005
  2. Projeto Arquitetônico: Dezembro de 2005
  3. Inicio de Obra: Janeiro de 2006
  4. Finalização da obra: Agosto de 2006
  5. Proprietário/Promotor: Jardim Botânico de Medellín
  6. Empresa construtora: Ménsula S.A.
  7. Orçamento total: USD $2.200.000
  8. Valor metro quadrado: USD $523

Sobre este escritório
Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/2910/orquideorama-plan-b-arquitectos-mais-jprcr-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.