O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Stacking Green / Vo Trong Nghia

Stacking Green / Vo Trong Nghia

Stacking Green / Vo Trong Nghia
Stacking Green / Vo Trong Nghia, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Quem vagueia por Saigon, a cidade caótica com a maior densidade populacional do mundo, pode facilmente encontrar diversos vasos de flores espalhados pelas ruas. Este costume peculiar formou um caráter descontraído de Saigon ao longo dos anos, o que explica o amor de seus cidadãos por uma grande variedade de flores e plantas tropicais dispostas em suas varandas, pátios e ruas.

© Hiroyuki Oki

A casa, projetada para um casal de 30 anos e sua mãe, é uma típica casa como um volume oco construída em um lote de 4m de largura e 20m de profundidade. As fachadas da frente e do fundo são totalmente compostas de camadas de caixas de concreto para plantas em balanço a partir de duas paredes laterais.

Elevação

A distância entre essas caixas e a altura delas muda de acordo com a altura das plantas, que varia de 25cm a 40cm. Para aguar e facilitar a manutenção da vegetação, usamos um sistema automático de irrigação por canos nas caixas. Nomeamos essa casa única, verde e tropical de “Stacking Green” (em português “empilhamento verde”) devido a suas fachadas preenchidas por uma vegetação vital e vigorosa.

© Hiroyuki Oki

A estrutura da casa é de concreto armado, muito aplicado no Vietnã. As repartições internas são reduzidas a fim de manter a maior fluência dos espaços e as vistas das fachadas verdes de todos os pontos da casa. Durante o dia, recebemos a variação de luz natural, conforme o horário, cruzada pela luz zenital no centro da construção. Na parte da manhã e na parte da tarde, a luz do sol entra por entre as folhas das duas fachadas, criando um belo efeito de sombras sobre as paredes de granito que são compostas de pedras de 2cm estritamente empilhadas.

© Hiroyuki Oki

A fachada verde e o telhado jardim protegem os residentes da luz solar direta, do barulho da rua e da poluição. Além disso, a ventilação natural através das fachadas e a iluminação zenital permitem com que a casa economize nos gastos energéticos na difícil situação climática de Saigon. Preocupados com estas questões ecológicas, fizemos referência aos princípios bioclimáticos da casa-pátio tradicional vietnamita.

Corte

Nesta cidade caótica, definimos a grande variedade de vegetação como um contexto de Saigon e aplicamo-lo como o conceito principal da residência. Apesar da paisagem urbana desta cidade estar se uniformizando e banalizando devido à rápida expansão dos últimos anos, procuramos, com esse projeto, inspirar seus habitantes a redefinir e a expandir a vegetação como um caráter de Saigon. “Stacking Green” é apenas uma pequena casa, mas criada a partir do contexto do lugar. Esperamos que o projeto torne Saigon mais distinta e fascinante, com mais plantas tropicais no futuro.

 

© Hiroyuki Oki

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Vo Trong Nghia
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Saigon, Vietnã
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Daisuke Sanuki, Shunri Nishizawa

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Stacking Green / Vo Trong Nghia" 28 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/25507/stacking-green-vo-trong-nghia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.