O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. FDE - Jardim Maria Helena / + K Arquitetos

FDE - Jardim Maria Helena / + K Arquitetos

FDE - Jardim Maria Helena / + K Arquitetos
FDE - Jardim Maria Helena / + K Arquitetos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Jardim Maria Helena III é uma Escola Estadual, localizada na área rural de Barueri, cidade localizada na região metropolitana da Grande São Paulo. A escola fornece educação de ensino fundamental e médio para cerca de 525 alunos. O lote de 2,41 hectares onde a escola de 3,391 metros quadrados está implantada é um terreno plano cercado por morros cobertos pela Mata Atlântica nativa.

© Nelson Kon

Tomando estas duas características básicas em consideração – a natureza circundante e o terreno extremamente plano – o projeto é constituído por duas construções paralelas com dois andares cada uma, que se abrem para o paisagem, implantadas longitudinalmente ao longo do terreno, configurando um grande espaço vazio central entre elas.

Planta Térreo
Planta Primeiro Pavimento

Os dois edifícios paralelos abrigam 15 Salas de Aula, Sala de Leitura, Sala de Informática, Sala de Uso Múltiplo e demais ambientes destinados ao programa escolar. Os dois edifícios possuem a circulação superior em forma de varandas que se abrem para o exterior e que protegem a circulação inferior do sol e da chuva.

© Nelson Kon

O Pátio e a Quadra de Esporte Coberta estão localizados no espaço central com pé-direito duplo entre os edifícios e além dos alunos são também utilizados pela população local, especialmente nos finais de semana. Uma das características mais marcantes deste projeto é a ponte em estrutura de concreto aparente que liga ambos os volumes nos andares superiores e que os interligam a escada e a rampa localizadas em lados opostos, ambas também em estrutura de concreto aparente, e que possibilitam o acesso do piso térreo ao andar superior.

© Nelson Kon

A construção é composta por estrutura de concreto pré-moldada e alvenaria de blocos de concreto, conforme definição dada pelo cliente. Os blocos de concreto são utilizados de duas formas: – de forma convencional, revestidos e pintados, como por exemplo nas fachadas norte e sul, em vermelho, e nas paredes internas, em amarelo; – em uma posição horizontal, como brise-soleil, explorando o vazio do bloco de concreto para possibilitar a ventilação, como por exemplo nas fachadas norte, sul, oeste e leste.

© Nelson Kon

A cobertura do Pátio e Quadra possui um lanternim central que proporciona ventilação e iluminação zenital. Uma pintura em forma de lousa concebida pelo artista plástica Carla Zaccagnini está localizada na empena da Quadra Coberta sendo utilizada para anotar os resultados dos jogos, desenhar, pintar assim como para quaisquer outras atividades que possam ser realizadas pelos alunos, professores e pela comunidade local.

© Nelson Kon

Ficha técnica:

  • Arquitetos:+ K ARQUITETOS - Keila Costa
  • Ano: 2006
  • Área construída: 3391 m²
  • Área do terreno: 24100 m²
  • Endereço: Barueri São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Barueri, São Paulo, Brasil

Equipe:

  1. Co-autor: Isabel Imbronito

Informação Complementar:

  1. Engenharia estrutural: Steeltec Consultoria e Projetos / Engenharia Catuta
  2. Hidráulica e elétrica: Sandretec Consultoria
  3. Fundação consultores: Cepollina Engenheiros Consultores
  4. Pré-moldado de concreto: CPI S.A.
  5. Cliente: FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – Secretaria da Educação / Governo do Estado de São Paulo

Sobre este escritório
+ K ARQUITETOS - Keila Costa
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "FDE - Jardim Maria Helena / + K Arquitetos" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/254/fde-jardim-maria-helena-mais-k-arquitetos> ISSN 0719-8906