O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG

Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG

  • 14:00 - 17 Janeiro, 2012
Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG
Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG

Vazio S/A organiza o Seminário Internacional com o objetivo de discutir a arquitetura brasileira contemporânea junto aos melhores arquitetos sul-americanos de hoje. Cidade Arquitetura Informal é parte integrante do Verão Arte Contemporânea (13/jan a 12/fev), um festival em sua sexta edição que, além de eventos de música, dança, literatura e teatro,  este ano inclui também arquitetura em sua programação. A intenção do seminário é discutir o que acontece no Brasil com outros arquitetos da América Latina, uma região que, depois de décadas de estagnação econômica, hoje produz uma das arquiteturas mais vibrantes e inovadoras do planeta.

O Brasil é ainda um país engessado pelas glórias do seu modernismo: seus heróis modernos acabaram por criar mais âncoras do que sopros, mais presídios que incubadoras. Todos nós sabemos que a cidade de hoje é muito mais informal do que queriam os modernos, menos controlada que querem seus planejadores, e absolutamente alheia aos esforços de organização que não a consideram por completo. No entanto, numa época onde a crítica ao modernismo é lugar comum em bienais de arte e na arquitetura internacional, o país permanece como continuador de uma tradição anacrônica.

Cidade Arquitetura Informal procura discutir a cidade não como algo sob o controle de práticas deterministas e estilos passados, mas como sistemas que devem ser vistos junto à informalidade e desordem que hoje marcam não apenas as cidades latino-americanas, mas todas as grandes cidades tanto de países desenvolvidos quanto de países emergentes. Pela primeira vez em muitas e muitas décadas, parece haver na América Latina qualquer sinal de que há algo que pode ser visto como um outro processo de modernização e uma nova vanguarda no continente. Governos com recursos, ao lado de práticas privadas, têm desenvolvido abordagens inovadoras na arquitetura e no desenho urbano, ambas mostrando estratégias que tem menos a ver com os esquemas utópicos e mais com o conceito de acupuntura urbana; com novas práticas formais; trabalhando dentro da informalidade e focando as diferentes partes da cidade.

Por esta razão, este seminário procura pautar o que há de novo na América Latina, discutindo o estado da arquitetura no Brasil junto aos melhores atores latino-americanos contemporâneos.

Onde:

Festival Verão Arte Contemporânea

Teatro Oi Futuro – Av. Afonso Pena 4001 - Belo Horizonte, MG

Quando:

3-4 fevereiro 2012

 

Cita: "Seminário Internacional - Cidade Arquitetura Informal / Belo Horizonte - MG" 17 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/22689/seminario-internacional-cidade-arquitetura-informal-belo-horizonte-mg> ISSN 0719-8906