O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Projetos Finalistas do Concurso de Torres de Alta Tensão na Inglaterra

Projetos Finalistas do Concurso de Torres de Alta Tensão na Inglaterra

Projetos Finalistas do Concurso de Torres de Alta Tensão na Inglaterra
Projetos Finalistas do Concurso de Torres de Alta Tensão na Inglaterra, 3° Lugar : Flower Tower – Gustafson Porter
3° Lugar : Flower Tower – Gustafson Porter

Em maio de 2011, o governo britânico e o Royal Institute of British Architects realizaram um concurso para o novo o desenho das torres de alta tensão do século 21.O objetivo era atender às novas demandas de infraestrutura e expansão do sistema elétrico da cidade, e que acabou tornando-se uma nova oportunidade para arquitetos e designers deixarem sua marca na paisagem ao longo do século.

O concurso tinha como um dos objetivos que o impacto visual das torres na paisagem, e aos olhos do público, fosse menor, porém de maior qualidade. Foi também requisitado, explorar a relação entre infraestrutura de energia e o ambiente no qual ele está inserido.
Abaixo está a lista dos seis projetos finalistas, incluindo o projeto vencedor por Bystrup. As propostas foram expostas no V & A Museum e no London Design Festival.

1. VENCEDOR - T-pylon – Bystrup

1°Lugar: T-pylon – Bystrup

O  projeto é  uma torre esbelta e compacta. Os condutores são dispostos em uma configuração triangular que reduz a extensão dos circuitos e campos magnéticos. Para se adaptar a mutável e colorida paisagem, a torre foi projetada com diferentes cores, de aço galvanizado, aço inoxidável ou aço Corten.

2. Silhouette – Ian Ritchie Architects

2° Lugar : Silhouette – Ian Ritchie Architects

Com uma figura dinâmica a torre exagera na sua tentativa de alcançar o céu. É bastante esbelta e é semelhante a uma pincelada num quadro: a paisagem. Surge em seu conjunto como um padrão,  preto de um lado e prateado do outro, refletindo-se assemelhando-se ao contexto.

3. Flower Tower – Gustafson Porter

3° Lugar : Flower Tower – Gustafson Porter

A torre expressa a transmissão de energia de formas relacionadas com a natureza. Em elevação, a torre parece um monte de folhas ou flores. O agrupamento de várias “hastes/talos” cria estabilidade estrutural na base. Essas hastes são amarradas juntas com as placas de conexão e pontes horizontais que permitem o acesso para a manutenção dos cabos.

4. AL_A Pylon – AL_A & Arup

4° Lugar : AL_A Pylon - AL_A& Arup

Esta proposta cria um diálogo poético entre estrutura e paisagem. Sua forma responde às mudanças na topografia em todo o horizonte com graça e leveza. Estas torres, apesar de sua aparência, são projetados para a resistência, adaptando-se as diferenças dos lugares onde estarão localizadas, através da expansão e retração de sua forma arqueada.

5. Knight Architects

5° Lugar : Knight Architects

A composição em forma de  Y  observa as regras geométricas que regem a separação segura dos elementos condutores. A proposta promove uma mudança radical no projeto através da aplicação de materiais de isolamento dentro da estrutura primária. O uso de uma capa dupla de borracha e de silicone nos braços permite reduções significativas na altura da torre e no “desordem” visual.

6. Newtown Studio

6° Lugar : Newtown Studio

A ideia principal deste projeto e o conceito de ”ver através de mim, não a mim”, o respeito a paisagem e o céu. Eficiência, leveza e engenhosidade. Trata-se de fazer cada vez mais transparente e aberta a  estrutura, a forma mais simples e modesta.

 

Fonte: Pylon Design

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Bystrup,Ian Ritchie Architects,Gustafson Porter,AL_A & Arup,Knight Architects,Newtown Studio
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Infraestrutura
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Projetos Finalistas do Concurso de Torres de Alta Tensão na Inglaterra" 09 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/20628/projetos-finalistas-do-concurso-de-torres-de-alta-tensao-na-inglaterra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.