O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa HAZP / Frederico Zanelato Arquitetos

Casa HAZP / Frederico Zanelato Arquitetos

Casa HAZP / Frederico Zanelato Arquitetos
Casa HAZP / Frederico Zanelato Arquitetos, © Pedro Abude
© Pedro Abude

O programa para esta residência, localizada em condomínio fechado, no município de Mogi das Cruzes, atende a um arquiteto, sua esposa e filho. Pensou-se na construção por etapas, à medida que a família fosse crescendo, e na sustentabilidade de seu uso.

© Pedro Abude

O terreno em declive, com um bosque de árvores nativas ao fundo, definiu a ocupação primeiramente em um bloco, de dois pavimentos, preservando a maior quantidade de espécies possíveis. E em uma etapa futura, a ampliação, com a construção de outro bloco mais ao fundo do lote, dedicado aos filhos. Para a primeira etapa, definiu-se no pavimento térreo a área íntima e no pavimento inferior a área social, com acesso ao bosque.

Planta pavimento superior
Planta pavimento inferior

O volume da casa se abre para a paisagem dos fundos, e seu fechamento posterior se dá por uma composição de materiais, madeira e vidro, mantendo a transparência para as visuais. Já na fachada voltada para a rua, optou-se por um fechamento menos vazado, em alvenaria e vidro, reservando a intimidade dos dormitórios. Em ambas as fachadas percebe-se o pórtico formado pelos beirais em balanço e as grandes empenas laterais.

© Pedro Abude

Dois elementos em concreto sarrafeado aparente se destacam do volume principal da casa: a caixa de entrada, no pavimento térreo, cujo acesso se dá por uma rampa, e a caixa da sala de jantar, no pavimento inferior.

Para a segunda etapa, o bloco de dormitórios é independente, e sua ligação com o corpo principal é feita por uma passarela de madeira, sem interferir no terreno natural.

© Pedro Abude

Situada em área com vegetação nativa, pensou-se na aplicação de medidas que diminuam o impacto no ecossistema local e ao mesmo tempo proporcionem um ambiente agradável e saudável aos novos moradores. As aberturas da casa privilegiam a ventilação cruzada.

© Pedro Abude

O bosque nos fundos do terreno é preservado, mantendo a temperatura amena, criando áreas sombreadas e protegendo a construção dos ventos e raios solares diretos. As águas pluviais são armazenadas em reservatório próprio e reutilizadas para os cuidados com os jardins e limpeza de áreas externas. Como o condomínio não possui rede de coleta de esgoto, este passa por um sistema de tratamento no próprio lote.

Consegue-se, então, conceber um ambiente integrado entre espaço construído e espaços livres verdes, com sustentabilidade e o menor impacto ambiental, onde as visuais, os cheios e vazios são trabalhados conjuntamente com os materiais escolhidos proporcionando o bem-estar dos moradores.

© Pedro Abude

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Autores: Frederico Zanelato, Arthur Pugliese, Fernanda Kano e Regina Sesoko.
  2. Colaboradores: Milena Mendes, Regina Santos e Flávio Coutinho.
  3. Estagiários: Guilherme Bravin, Nayara Mendes.

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Calculo estrutural: Wagner Garcia de Oliveira
  2. Elétrica e Hidraulica: Pleno
  3. Construção: Frederico Zanelato Arquitetos
  4. Caixilhos : Jair Bolanho
  5. Madeiras: Construvelho
  6. Fotos: Pedro Abude

 

 

 

 

 

Sobre este escritório
Frederico Zanelato Arquitetos
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Casa HAZP / Frederico Zanelato Arquitetos" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/201/casa-hazp-frederico-zanelato-arquitetos> ISSN 0719-8906