O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fraunhofer Portugal / Pedra Silva Arquitectos

Fraunhofer Portugal / Pedra Silva Arquitectos

Fraunhofer Portugal / Pedra Silva Arquitectos
Fraunhofer Portugal / Pedra Silva Arquitectos, © João Morgado
© João Morgado

A Associação Fraunhofer Portugal faz parte da empresa Alemã Fraunhofer-Gesellschaft, a maior instituição europeia de investigação aplicada. Apesar de ser desconhecida do público em geral, a Fraunhofer é responsável por inovações como o formato de áudio MP3 ou por avanços significativos na pesquisa da organização ideal de espaços de trabalho.

© João Morgado

O Atelier Pedra Silva Arquitectos foi selecionado, mediante um concurso lançado pela instituição, para a realização do projecto das novas instalações no Porto, situadas no edifício do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

© João Morgado

O projecto proposto vai de encontro à filosofia de inovação da Fraunhofer, através de uma mensagem simples, mas afirmativa e dinâmica, amplamente enquadrada na investigação já efectuada pela própria Fraunhofer.

© João Morgado

O novo espaço de investigação tem uma área de 1.660m² divididos em dois pisos. A circulação é a espinha dorsal do projecto e acontece ao longo da grande fachada cortina. A partir desta circulação longitudinal faz-se o acesso aos vários espaços dos escritórios.

© João Morgado

Estes espaços, de dimensão e função variada, são gerados a partir de um gesto forte que determina todo o funcionamento e imagem do conjunto: um plano que ondula no grande espaço vazio, gerando espaços habitáveis maiores ou menores e mais ou menos privados de trabalho.

© João Morgado

A dinâmica espacial e visual é gerada através de um plano livre que percorre o espaço e pela cor, que reforça a leitura dos volumes. O plano ondulado desenha-se no espaço actuando diferenciadamente como tecto, parede ou pavimento dos gabinetes e salas de reunião, conferindo ao conjunto dinamismo espacial, continuidade visual, movimento e fluxo.

© João Morgado

Outra característica do espaço é a promoção de pequenos espaços de estar e de reunião, os chamados silent rooms, que servem como espaços de concentração, reuniões informais ou apenas como espaços de descanso. Estas características pretendem promover a criatividade e bem-estar dos investigadores na sua acção de curiosidade e investida intelectual.

© João Morgado

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Pedra Silva Arquitectos
  2. Coordenação: Luis Pedra Silva com ENGEXPOR
  3. Equipa: Hugo Ramos, Rita Pais, Jette Fyhn, Dina Castro, André Góis Fernandes, Ana Lúcia da Cruz, Ricardo Sousa, Bruno Almeida

Informação Complementar:

  1. Empreiteiro: BEC – Braga Equipamento e Construção
  2. Engenharias: JCT e GATENGEL
  3. Iluminação: Astratec com Prolicht Lighting
  4. Mobiliário Escritório: BENE
  5. Mobiliário Social: Empatias

Sobre este escritório
Pedra Silva Arquitectos
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Fraunhofer Portugal / Pedra Silva Arquitectos" 03 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/19030/fraunhofer-portugal-pedra-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906