Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Expansão de escola de ensino médio / SMS Arquitectos

Expansão de escola de ensino médio / SMS Arquitectos

© Jose Hevia © Jose Hevia © Jose Hevia © Jose Hevia + 32

Palma de Mallorca, Espanha
  • Arquitetos: SMS Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 698.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2010
  • Fotógrafo Fotografias: Jose Hevia
  • Colaboradores: Cristian Álvarez
  • M&E: TIIS ingenieria
  • Supervisor De Quantitativos: Aina Bonet
  • Cálculos Estruturais: Bernat Nadal
  • Empreiteiro: Pedro Siles SL
  • Cliente: Ibisec
  • Orçamento: 440.789,24 euros
Mais informações Menos informações
© Jose Hevia
© Jose Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mapa de recursos:

O projeto se inicia a partir da pequena escala dos materiais. Com a premissa de utilizar o mínimo possível de recursos importados, almeja-se dois objetivos: reduzir a pegada ecológica ao reduzir o "mapa de recursos"; e localizar o edifício em um contexto muito maior que o físico, econômico e cultural. Os fabricantes de concreto pré-moldado contam com uma grande variedade de materiais disponíveis na ilha que não dependem de importação. Sendo o bloco de concreto um elemento básico da construção em Mallorca, isso gerou uma próspera indústria de pequenos fabricantes que utilizam agregados locais para produzir uma ampla gama de peças muito características dos empreendimentos residenciais dos anos 70. Este projeto consiste, portanto, num exercício que explora as capacidades visuais e reavalia os elementos banais utilizados na arquitetura local. A extensão da escola pode ser considerada um teste na escala 1:1 das possibilidades estéticas e estruturais dos pequenos blocos pré-moldados.

© Jose Hevia
© Jose Hevia

Diversos testes de resistência foram realizados para determinar a aplicabilidade dos blocos que não foram utilizados em suas posições usuais. A fachada foi projetada como um elemento autoportante, uma pele ventilada que melhora a eficiência térmica do edifício.

Corte
Corte

Ação direta:

A extensão da escola de ensino médio é uma tradução literal da construção existente, uma continuação ousada que não deseja se sobressair, evitando, assim, ser absorvida pelo grande bloco adjacente. Esta abordagem permite também otimizar elementos arquitetônicos do edifício existente, como as escadas, os elevadores e o sistema de aquecimento central.

© Jose Hevia
© Jose Hevia

A nova estrutura foi resolvida com um grande vão - possibilitado pelo uso de elementos pré-fabricados - que proporciona continuidade estrutural e cria espaços flexíveis com possibilidades de redistribuição. 

Fachada
Fachada

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Carrer Joan Coll-Vell Duc, 2, 07008 Palma de Mallorca, Balearic Islands, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Expansão de escola de ensino médio / SMS Arquitectos" [High School Extension / SMS Arquitectos] 04 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/187181/expansao-de-escola-de-ensino-medio-slash-sms-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.