Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 2 de 44Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 3 de 44Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 4 de 44Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 5 de 44Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Mais Imagens+ 39

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  11250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan, Chris McVoy
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dialum, Jansen
  • Parceiros Responsáveis: Chris McVoy, Noah Yaffe
  • Arquiteto Projetista: Dominik Sigg
  • Arquitetos: Steven Holl, Chris McVoy
  • Equipe De Projeto: Rychiee Espinosa, Scott Fredricks, JongSeo Lee, Jackie Luk, Fiorenza Matteoni, Dimitra Tsachrelia, Ebbie Wisecarver
  • Arquiteto Projetista Do Concurso: Dominik Sigg
  • Equipe Do Concurso: Peter Adams, Rychiee Espinosa
  • Arquitetos Associados: JM Architects
  • Diretor De Projeto: Turner & Townsend
  • Contratante Geral: Sir Robert McAlpine
  • Engenheiro: Ove Arup & Partners Breeam
  • Assesor: Ove Arup & Partners
  • Técnico: Turner & Townsend
  • Coordenador: Cyril Sweett
  • Arquiteto Paisagista: Michael Van Valkenburgh e Associados
  • Planejamento: Turley Associates
  • Cidade: Glasgow
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 8 de 44
© Iwan Baan

O Edifício Seona Reid contrasta de forma complementar à Escola de Artes Glasgow de 1909 desenhada por Charles Rennie Mackintosh, forjando uma relação simbiótica em que cada estrutura realça as qualidades integrais da outra. A fina e translúcida materialidade contrasta com a alvenaria do edifício de Mackintosh, volumes de luz expressam as atividades da escola no tecido urbano, que visualiza o futuro das artes.

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 5 de 44
© Iwan Baan

As forças do interior e exterior desse projeto são catalizadores para a criação de um novo modelo para a escola de arte do século XXI. Trabalhando simultaneamente desde dentro para fora, a participação das necessidades funcionais e desejos psicológicos do programa, e de fora pra dentro gerando conexões até o campus da cidade em relação com o edifício contrastante de Mackintosh, o desenho incorpora aspirações da escola na malha urbana da cidade.

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 41 de 44
Corte AA

A surpreendente manipulação de Mackintosh do corte do edifício de forma que a luz solar penetre de maneiras inovadoras inspirou nosso foco em direção a um plano de volumes com diferentes luzes. O estúdio é um componente básico da construção do edifício. Os espaços não somente foram acomodados para refletir sua relação de interdependência, mas também sua necessidade de luz natural. Os estúdios encontram-se na fachada norte com grandes aberturas inclinadas ao norte para maximizar o acesso de luz difusa de alta qualidade. Os espaços que não têm a necessidade dessa mesma qualidade de luz natural, como o refeitório, os escritórios, encontram-se na fachada sul, onde o aceso de luz pode ser equilibrado em relação as necessidades dos ocupantes e o desempenho térmico do espaço mediante ao sombreamento.

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 7 de 44
© Chris McVoy

Os "vazios conduzidos pela luz" permitem a integração da estrutura, da modulação espacial e a da luz. Os poços de luz do "vazio conduzido" permitem a entrada de luz natural através da profundidade do edifício, oferecendo uma conectividade direta com o mundo exterior  a partir da intensidade e cor do céu. Além disso, proporcionam a circulação vertical do ar, eliminando a necessidade de ar condicionado. 

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 10 de 44
© Iwan Baan

Ao longo da fachada sul, na mesma altura dos estúdios principais do edifício de Mackintosh, uma varanda na paisagem com a forma de Machair proporciona à escola um núcleo social exterior que se abre para a cidade. A vegetação natural com alguns trabalhos em pedra encaminham a água a um pequeno estanque de reciclagem de água que reflete a luz do sol no teto interior.

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 3 de 44
© Iwan Baan

Um "Circuito de Conexão" ao longo da nova GSA fomenta a "adesão criativa" entre as faculdades centrais para o funcionamento da escola. O circuito aberto de rampas escalonadas conecta os espaços principais: lobby, sala de exibições, espaços ara projetos, sala de conferências, auditórios, estúdios, terraços verdes para reuniões informais e exibições.

Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects - Imagem 29 de 44
Croqui 8

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:The Glasgow School of Art, 167 Renfrew Street, Glasgow, Glasgow G3 6RQ

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Seona Reid / Steven Holl Architects" [Seona Reid Building / Steven Holl Architects] 30 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-186152/edificio-seona-reid-slash-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.