Escritório e Residência Luna / Hitzig Militello Arquitetos

Escritório e Residência Luna / Hitzig Militello Arquitetos

© Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian + 36

  • Execução:Fernando Hitzig & Leonardo G. Militello Luis Acosta
  • Colaboradores:Florencia Schvartzman, Belén Lepro Delelis
  • Assessor Estrutural:Carlos Gandini
  • Cidade:Buenos Aires
  • País:Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Planta Inferior - Térreo
Planta Inferior - Térreo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na zona sul da cidade, precisamente no bairro Parque Patricios, que está sendo promovido como novo pólo tecnológico pelo governo. Isso motivou o cliente a aproveitar essa condição que o bairro oferece e construir um edifício que se desdobra em dois volumes separados, o lar e o escritório. Ambas edificações possuem pontos em comum, decisões construtivas e materiais, entretanto também é possível visualizar fortes contrastes formais. Além disso, os dois edifícios atendem às condições sustentáveis: fachada ventilada, reutilização da água da chuva, OSB como revestimento, etc.

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

O espaço de trabalho procura oferecer certa dinâmica através dos seus materiais e formas, sua heterogeneidade de materiais fundamenta a homogeneidade dos tons escuros das suas cores. A dinâmica da fachada é produto de uma operação formal que procura criar uma simplicidade funcional no seu acesso e conseguir abrir as vistas na direção lateral até os seus vizinhos de altura bem inferior. A fachada inclui uma paleta de dois materiais, metal e tijolo, recortados como se fossem um negativo do outro.

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

No volume onde estão as residências unifamiliares, diferentemente do outro, a operação é simples e contundente. É um volume de concreto armado sem apoios intermediários, motivando a liberdade de visuais em todo o largo terreno. Esse esforço estrutural tem por objetivo conseguir certa leveza, a qual se manifesta em elementos como a escada e a sacada, ambos suspensos. O muro curvo e maciço da fachada, construído em tijolo comum de cor escura (fachada em direção ao pátio interior), se opõe a linha frontal envidraçada da outra fachada (em direção ao jardim).

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Por fim, o projeto mostra definitivamente um contraste volumétrico resultado dos dois usos muito diferentes. Mas, apesar disso, o projeto consegue dialogar com os materiais e tons, que costuram as duas edificações.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Escritório e Residência Luna / Hitzig Militello Arquitetos" [Office & House Luna / Hitzig Militello Arquitectos] 19 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184122/escritorio-e-residencia-luna-slash-hitzig-militello-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.