O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Visitantes
  4. França
  5. MOATTI-RIVIERE
  6. 2014
  7. Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière

Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière

Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière
  • Arquitetos

  • Localização

    Torre Eiffel, Champ de Mars, 5 Avenue Anatole France, 75007 Paris, França
  • Área

    4586.0 m2
  • Ano do projeto

    2014

Cortesia de Moatti-Rivière Cortesia de Moatti-Rivière Cortesia de Moatti-Rivière Cortesia de Moatti-Rivière + 23

  • Museologia

    Lydia Elhadad
  • Projeto lumínico

    8’18’’
  • Escritório de Design

    GINGER
  • Economista

    Fabrice Bougon
  • Multimídia

    Vincent Taurisson
  • Engenharia de fachada

    RFR
  • Construtora

    BATEG
  • Cliente

    SETE
Cortesia de Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière

Novas edificações e espaços públicos inteiramente requalificados para tornar o primeiro pavimento da Torre Eiffel novamente o lugar mais espetacular e atraente de Paris, 57 metros acima da cidade.

Cortesia de Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière

Desde a última transformação do primeiro pavimento há 30 anos, a Torre recebeu mais visitantes que durante todo seu primeiro século de existência. Os pavilhões e espaços públicos dos anos 1980 estão agora obsoletos e não comportam mais contingente de visitantes, suas expectativas e padrões.

Modelo 3D
Modelo 3D

O projeto de reorganização do pavimento inclui: reconstruir a recepção e salas de conferência, transformando-as no local de eventos mais atrativo de Paris; reconstruir o pavilhão dedicado aos serviços de visitantes, particularmente restaurante e lojas; criar um trajeto museográfico educativo; e, finalmente, criar duas atrações: descobrir os detalhes do monumento através da pavimentação e guarda-corpos de vidro, e um filme "imersão" que promete fortes emoções.

Axonométrica
Axonométrica

Objetivos importantes da política de desenvolvimento sustentável para a Torre Eiffel: acessibilidade e redução da pegada de carbono.

Hoje em dia, pessoas com dificuldades de mobilidade não podem acessar a maior parte do primeiro pavimento da Torre. Com a reorganização, todos os visitantes poderão desfrutar de todo o espaço e serviços.

Modelo 3D
Modelo 3D

Novos padrões de construção, energia solar para aquecimento, energia hidráulica e reuso de água da chuva, iluminação LED: diversas estratégias serão implantadas para ajudar a melhorar o desempenho energético da Torre.

Cortesia de Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière

Um arquitetura "influenciada", projetada inteiramente em diagonais e transparência pelos arquitetos Moatti-Rivière, proporcionando uma melhor experiência da Torre e de Parais, além de respeitar o monumento e sua história. 

Modelo 3D
Modelo 3D

Os novos pavilhões são influenciados pelos pilares projetados por Gustave Eiffel, eles abraçam a inclinação da Torre. Os volumes são incorporados pelas curvas dos pilares. As áreas de serviço estão localizadas próximas aos frontões para preservar a transparência central. 

Modelo 3D
Modelo 3D

O pavimento é projetado como um espaço urbano real, com suas ruas, seus edifícios e seu espaço central, 57 metros acima do solo. 

Cortesia de Moatti-Rivière
Cortesia de Moatti-Rivière

O projeto oferece uma melhor experiência da Torre e de Paris, uma experiência sensorial e de entretenimento.

Modelo 3D
Modelo 3D

A requalificação está sob responsabilidade dos arquitetos do escritório Moatti-Rivière, em um consórcio com Bateg, responsável pela construção. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Aguilar, Cristian. "Requalificação do primeiro pavimento da Torre Eiffel / Moatti-Rivière" [Eiffel Tower's 1st Floor Redevelopment / Moatti-Rivière] 22 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/183870/requalificacao-do-primeiro-pavimento-da-torre-eiffel-slash-moatti-riviere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.