O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. Itália
  5. GSMM Architetti
  6. 2006
  7. Extensão de escola primária / GSMM Architetti

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Extensão de escola primária / GSMM Architetti

Extensão de escola primária / GSMM Architetti
Extensão de escola primária / GSMM Architetti, © Michele Gusmeri
© Michele Gusmeri

© Michele Gusmeri © Michele Gusmeri © Michele Gusmeri © Michele Gusmeri + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Senago Milão, Itália
  • Arquitetos responsáveis

    Giorgio Santagostino, Monica Margarido
  • Área

    1220.0 m²
  • Ano do projeto

    2006
  • Fotografias

Corte
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo principal do projeto era proporcionar à escola novas instalações: um refeitório, um ginásio e salas multiuso, que seriam localizadas nem um novo edifício composto por dois blocos. As estruturas simples nas quais estas instalações são acomodadas contrastam com o entorno construído. Sua massa física afirma inegavelmente seu pertencimento a outra época, mas sua orientação parece procurar um diálogo com o edifício principal e com o pátio da escola. 

© Michele Gusmeri
© Michele Gusmeri

O bloco que abriga o refeitório exemplifica a transição entre as duas linguagens arquitetônicas. Sua fachada principal é a única que apresenta janelas e, voltada para o pátio, desfruta de uma relação visual direta com o espaço comum externo.

© Michele Gusmeri
© Michele Gusmeri

O bloco onde está o ginásio, por outro lado, tem uma forma mais abstrata: suas fachadas desprovidas de janelas e amplas claraboias destacam sua natureza atípica e enfatizam a diferença entre o ambiente construído e o natural. 

© Michele Gusmeri
© Michele Gusmeri

Os materiais utilizados são econômicos e duráveis. Foram escolhidos por necessitarem de pouca manutenção e por manter um diálogo significativo entre as partes do todo. A fachada que se volta para o pátio é a única rebocada. As demais foram deixadas em concreto aparente, apenas parcialmente cobertas por painéis compostos de cimento e madeira e por uma malha metálica galvanizada - esta propícia para o crescimento de trepadeiras. Os elementos "verdes" refletem a tentativa do edifício de se mesclar ao entorno, ao invés de se assumir como um intruso. 

© Michele Gusmeri
© Michele Gusmeri

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Extensão de escola primária / GSMM Architetti" [Primary School Extension / GSMM Architetti] 13 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/182115/extensao-de-escola-primaria-slash-gsmm-architetti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.