O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Arctic Harvester propõe fazenda hidropônica nos mares da Groenlândia

Arctic Harvester propõe fazenda hidropônica nos mares da Groenlândia

Arctic Harvester propõe fazenda hidropônica nos mares da Groenlândia
Arctic Harvester propõe fazenda hidropônica nos mares da Groenlândia, Cortesia da equipe de projeto
Cortesia da equipe de projeto

A proposta Arctic Harvester foi a vencedora da categoria “Inovação e Arquitetura para o Mar" da competição internacional Jacques Rougerie Foundation 2013. O projeto propõe uma infraestrutura agrícola itinerante - que não faz uso de terra para cultivo - à deriva nas correntes marítimas entre a Groenlândia e o Canadá, explorando as águas ricas em nutrientes para a produção de vegetais hidropônicos. A instalação flutuante conta ainda com uma comunidade de 800 pessoas.

O projeto foi instigado como uma resposta à dependência agrícola da Groenlândia, que requer a importação de praticamente todos os vegetais e frutas de outros países de clima menos rigoroso. A solução proposta busca não apenas produzir o necessário, mas também ser um modelo replicável que, no futuro, pode mudar a situação da Groenlândia, passando de importadora a exportadora neste setor. 

Cortesia da equipe de projeto
Cortesia da equipe de projeto
Cortesia da equipe de projeto
Cortesia da equipe de projeto

Na busca por terras férteis em um território estéril, o Arctic Harvester implementa diversas estratégias técnicas, energéticas e sociológicas. Concebido na forma circular, retém pequenos icebergs em seu centro, de onde a água potável para as plantações hidropônicas é retirada. A baia central é, assim, o núcleo da proposta e do processo de produção, o centro de sua geração sustentável de energia, um jardim de gelo, oferecendo espaços de convívio para os habitantes da comunidade flutuante. 

Corte. Cortesia da equipe de projeto
Corte. Cortesia da equipe de projeto

Cada detalhe deste projeto busca combinar de forma vantajosa os recursos naturais e pouco explorados do oceano, criando um conexão mútua e benéfica com o ambiente que seja, sobretudo, uma alternativa econômica viável para a Groenlândia e para o Ártico. 

  • Competição

    Jacques Rougerie Foundation International Architecture Competition
  • Premio

    Primeiro Lugar; “Innovation and Architecture for the Sea”
  • Projeto

    Arctic Harvester
  • Localização

    Groenlândia
  • Equipe de projeto

    Meriem CHABANI, Etienne CHOBAUX, John EDOM, Maeva LENEVEU, from the École Nationale Supérieure d’Architecture Paris Malaquais
  • Texto

    Cortesia da equipe de projeto
  • Ano do projeto

    2013

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Arctic Harvester propõe fazenda hidropônica nos mares da Groenlândia" [Arctic Harvester Proposes Large-Scale Hydroponic-Farming Near Greenland] 07 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180846/arctic-harvester-propoe-fazenda-hidroponica-nos-mares-da-groenlandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.