O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedor do Concurso para a unidade SESC Osasco / Grifo Arquitetura

Vencedor do Concurso para a unidade SESC Osasco / Grifo Arquitetura

Vencedor do Concurso para a unidade SESC Osasco / Grifo Arquitetura
Vencedor do Concurso para a unidade SESC Osasco / Grifo Arquitetura, Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

primeiro lugar

Competição : Concurso arquitetônico para a unidade Sesc Osasco
Premio : Primeiro Lugar
Projeto :
Autores : Grifo Arquitetura, Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Luciano Suski

O Serviço Social do Comércio (Sesc) anunciou o projeto vencedor do concurso para a sua nova unidade em Osasco, região metropolitana de São Paulo. O arquitetos Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger e Luciano Suski, do escritório paranaense Grifo Arquitetura, foram os responsáveis pela proposta que ficou em primeiro lugar.

Segundo o júri do concurso, a proposta apresenta “uma solução inovadora, que captou a simplicidade do programa em um desenho delicado e interessante, conseguindo se desvencilhar da arquitetura excessivamente formal e empresarial, apresentando uma boa relação com o entorno.”

Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

O partido adotado, formado por cinco volumes articulados por uma marquise, forma o conjunto em torno de uma praça central, convergindo em um espaço que se mostra convidativo e organizado.

Vista aérea. Image Cortesia de Grifo Arquitetura
Vista aérea. Image Cortesia de Grifo Arquitetura

O acesso de pedestres localizado no meio da testada do lote leva, através de uma escadaria e rampa, diretamente à praça central, com um pequeno desnível acima do nível do alinhamento, mantendo uma relação equilibrada no conjunto.

Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

Os blocos paralelos à avenida e compostos por duas caixas de concreto com a parte inferior em balanço e um volume estruturado por uma treliça metálica que se apoia sobre as caixas. No segundo pavimento, que também é um balcão para a praça central, articulam-se os programas socioculturais e o público é convidado e desafiado às atividades.

Materiais

Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

Os materiais selecionados para a confecção dos edifícios propiciam a racionalidade e rapidez da construção. Os elementos construtivos são simples, não necessitando tecnologias importadas ou mão de obra com qualificação singular. O concreto e o aço são os elementos estruturais. Os vãos são condizentes com o uso racional da estrutura. Os fechamentos são em alvenaria e vidro. 

Implantação. Image Cortesia de Grifo Arquitetura
Implantação. Image Cortesia de Grifo Arquitetura

Os revestimentos são facilmente encontrados no mercado, sendo em sua maioria cerâmica, painéis de madeira certificados, painéis metálicos e pintura. As coberturas são metálicas, com proteção termo acústica, possuindo cor branca na face externa, com o objetivo de minimizar o aquecimento devido a incidência solar. Os pisos são em sua maioria de concreto, para auto tráfego, cerâmico e porcelanatos.

Planta nível 727. Image Cortesia de Grifo Arquitetura
Planta nível 727. Image Cortesia de Grifo Arquitetura

O paisagismo utiliza vegetação condizente com o clima local, e espécies que não exigem manutenção constante. A área construída é cerca de 30 mil metros quadrados, destas, cerca de dois mil metros quadrados são áreas de marquise coberta. A taxa de ocupação, que consiste na projeção da área construída no terreno, é cerca de 35%, pois o partido adotado privilegia áreas abertas de convivência.

Cita: Romullo Baratto. "Vencedor do Concurso para a unidade SESC Osasco / Grifo Arquitetura" 03 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180428/vencedor-do-concurso-para-a-unidade-sesc-osasco-slash-grifo-arquitetura> ISSN 0719-8906