O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Primeiro Lugar no Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá

Primeiro Lugar no Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá

Primeiro Lugar no Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá
Primeiro Lugar no Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá, Vista acesso principal. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
Vista acesso principal. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
  • Concurso

    Primero Lugar no Concurso Público Para o Projeto dos Colégios em Bogotá
  • Prêmio

    Primero Lugar
  • Nombre de la Obra

    Uma sala de aula um pátio, um colégio um grande pátio
  • Arquitetos

  • Localização

    Fontibon, Bogotá, Bogota, Colômbia
  • Diretores

    Iván Forgioni, José Puentes, Camilo Foronda
  • Equipe de Projeto

    Juan José López A, Laura Muñetón M, Daniel Muñetón M., Camilo Osorio Arbeláez, Stefania Osorio Elejalde, Juan Camilo Sosa V, Daniela Nuñez Ruiz, Esteban Llano, Manuela Puerta G.
  • Área

    6934.0 m²
  • Ano do Projeto

    2013

O objetivo do Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá D.C é a seleção das melhores propostas de anteprojeto arquitetônico para que a Secretaria de Educação do Distrito e a Secretaria Distrital de Cultura Recreação e Esporte assinem com os seus autores os correspondentes contratos de consultoria para a elaboração do projeto arquitetônico, os estudos e desenhos técnicos de um dos colégios de Bogotá e um Equipamento Cultural na localidade de Ciudad Bolívar.

Convidamos vocês a conhecer o projeto ganhador do primeiro lugar do Concurso Público para o Projeto dos Colégios em Bogotá, a cargo do escritório FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda.

O princípio ordenador do projeto consiste em uma série de pátios que se articulam cada um dos componentes do programa, funcionando como extensões a céu aberto dos espaços educativos. Isso possibilita que as atividades ocorram fora da sala de aula e permite sua integração com a natureza. O esquema procura bordear perimetralmente o edifício para conformar um grande pátio central onde a sua volta são dispostos os diferentes ambientes escolares. O volume mais representativo do conjunto, a praça de acesso. Esse se eleva do solo permitindo transparência e acessibilidade até o pátio principal e criando a possibilidade de integração com a cidade.

Vista sala de aula do primário . Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
Vista sala de aula do primário . Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda

Programa arquitetônico
O programa está organizado em quarto grandes zonas margeando as laterias do pátio principal. Sobre a parte sul organizam-se no primeiro nível as sala de aula primárias e no segundo nível as secundárias. No lado norte, com um acesso separado, localizam-se em um só nível as salas de aula da pré-escola. Na parte leste até a praça de acesso, encontra-se o CIRE e os espaços administrativos. Finalmente sobre o lado oeste está o restaurante, vinculado ao pátio principal no primeiro nível, quase coberto pelo auditório. Todos os espaços se relacionam com o exterior por meio de terraços e pátios que funcionam como extensão dos mesmos.

Vista sala de aula pré-escola. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
Vista sala de aula pré-escola. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda

Suporte aos processos pedagógicos
Propomos o uso de pátios e terraços como extensão dos espaços educativos, procurando um maior contato com a luz, a vegetação e o espaço aberto. Eles permitiram novas possibilidades espaciais aos docentes, para levar os processos educativos ao ar livre. As extensões da sala de aula possibilitam atividades lúdicas em momentos distintos aos puramente acadêmicos, como o cultivo de hortas verticais sobre os muros ou espaços para leitura. Os pátios de várias escalas (pátios-sala de aula, pátios de recreação e o grande pátio principal) são concebidos como espaços para a vida democrática, permitindo o encontro e o reconhecimento do outro; isso possibilitará estabelecer relações de pertencimento, em um espaço onde os estudantes e docentes se reconheçam como comunidade acadêmica, e em um sentido mais amplo, como cidadãos.

Sistema de pátios - pré-escola. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
Sistema de pátios - pré-escola. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda

Sustentabilidade e ecourbanismo
É proposto um sistema de gestão da água, integrando-a de maneira natural ao edifício. As coberturas recorrerão a água pluvial conduzindo-a até tanques de armazenamento que permitirão dispor dela para limpeza de sanitários, irrigação dos jardins e trabalhos de manutenção. Além disso, são propostas superfícies para os pátios e áreas livres que regulam os picos de chuva, permitindo a infiltração de maneira natural no terreno, e diminuindo a carga sobre a rede de esgoto.

Isométrica de biblioteca y administración. Image Courtesy of FP – oficina de arquitectura + Arq. Camilo Foronda
Isométrica de biblioteca y administración. Image Courtesy of FP – oficina de arquitectura + Arq. Camilo Foronda

Viabilidade técnica e econômica
É proposta uma estrutura de pórtico de dois níveis em concreto e uma paleta reduzida de materiais: paredes de tijolo a vista, pisos de pedra e azulejo, janelas em vidro claro temperado e alumínio cinza, tubos de metal para o corrimão e grades. Todos os materiais resistentes, de pouca manutenção e baixo custo que não requerem mão-de-obra especializada.

Proposta bioclimática. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda
Proposta bioclimática. Imagem Cortesia de FP – escritório de arquitetura + Arq. Camilo Foronda

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Galdames, Daniela. "Primeiro Lugar no Concurso Público para o projeto de colégios em Bogotá" [Primer Lugar Concurso Público Para el Diseño de Colegios en Bogotá] 03 Mar 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/180084/primeiro-lugar-no-concurso-publico-para-o-projeto-de-colegios-em-bogota> ISSN 0719-8906