O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedor EUROPAN12: Rambles Verdes

Vencedor EUROPAN12: Rambles Verdes

Vencedor EUROPAN12: Rambles Verdes
Vencedor EUROPAN12: Rambles Verdes , Caminho Principal. Imagem Cortesia de Eduard Balcells
Caminho Principal. Imagem Cortesia de Eduard Balcells

Continaundo com os resultados dos vencedores do Concurso Europan 12, mostramos a seguir a proposta que obteve o primeiro lugar, desenvolvida pela equipe liderada por Eduard Balcells, de Barcelona.

Descrição do arquiteto. Barcelona se estrutura historicamente através de eixos paralelos e perpendiculares em relação ao mar. A leste da cidade, os eixos perpendiculares principais são o rio Besòs, com seu Parque Fluvial, e o futuro Parque Lineal de la Sagrera. Buscamos ligar estes dois eixos verdes metropolitanos aos grandes parques ao redor do local do projeto através do "Caminho dos seis parques", um passeio para pedestres e de mobilidade lenta. Esta via prolongada é o caminho principal do Parque Lineal de la Sagrera, conectando-o, como sinapses, à rede de caminhos principais dos parques adjacentes e aos das serras de Collserola e Marina. Dessa forma, é possível completar o sistema de parques a leste da cidade, e ligar mar e montanha através de uma rede de parques de escala metropolitana.

Sistema de Espaços Públicos. Imagem Cortesia de Eduard Balcells
Sistema de Espaços Públicos. Imagem Cortesia de Eduard Balcells

Também na escala metropolitana, o Nus de la Trinitat é uma das principais portas de entrada da cidade, e um cruzamento principal de eixos paralelos e perpendiculares em relação ao mar. Neste ponto singular propusemos a construção de uma torre que completa em altura as sequências de edifícios que se encontram ao longo destes eixos e que atribui um caráter urbano ao  Passeio de Santa Coloma que passa pelo Parque Lineal Sagrera.

Caminho de Seis Parques. Imagem Cortesia de Eduard Balcells
Caminho de Seis Parques. Imagem Cortesia de Eduard Balcells

Além disso, os eixos paralelos ao mar têm a capacidade de estabelecer conexões transversais entre os bairros do nordeste de Besòs, até então separados por infraestruturas principais como as vias de trem. A proposta reforça estas conexões transversais através de uma adequação à escala do pedestre, uma naturalização do espaço público, e a introdução de novos programas em harmonia com os usos industriais existentes.

Novas Conexões Transversais na Escala do Barrio
Novas Conexões Transversais na Escala do Barrio

Aparecem também novas conexões transversais de menor calibre que se prolongam através da implantação do projeto e além deste: a leste, até Santa Coloma de Gramenet, com a construção de duas passarelas sobre o rio Besòs; e a oeste, até o bairro de Sant Andreu, através de caminhos para pedestres pelo Parque Lineal de la Sagrera.

Tipologias. Imagem Cortesia de Eduard Balcells
Tipologias. Imagem Cortesia de Eduard Balcells

Na escala da implantação, localizamos de novo as conexões transversais como forma de relacionar mais claramente os bairros vizinhos de Sant Andreu e Bon Pastor. Estas conexões transversais atravessam o local configurando um sistema de espaços públicos, as “Rambles Verdes”, que seguem as linhas de inclinação máxima e reincorporam seu papel estratégico na gestão do ciclo de água e do clima. 

Novo Bairro de Rambles. Imagem Cortesia de Eduard Balcells
Novo Bairro de Rambles. Imagem Cortesia de Eduard Balcells

 Assim, a água da chuva pode infiltrar e as águas residuais são limpas em jardins de filtragem. Entre estes caminhos, faixas de espaço edificável absorveram, ao longo do tempo, os diferentes programas, tipologias e maneiras de viver. As “Rambles Verdes” são concebidas também como o foco principal de sociabilidade, facilitando a aparição de um bairro novo e vibrante na cidade.

  • Concurso

    Ganador EUROPAN: Rambles Verdes
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Nombre de la Obra

    Rambles Verdes
  • Arquitetos

    Eduard Balcells, Balbina Mateo, Honorata Grzesikowska, Valentin Kokudev, Andrés Lupiáñez, Marcos Ruiz De Clavijo
  • Localização

    Barcelona, Espanha
  • Colaboradores

    Joan Gallego, Cristina Aznar, Mike Swords, Ma Li
  • Ano

    2013
  • Fotografia

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Galdames, Daniela. "Vencedor EUROPAN12: Rambles Verdes " [Ganador EUROPAN12: Rambles Verdes ] 27 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/179433/vencedor-europan12-rambles-verdes> ISSN 0719-8906