O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Espanha
  5. Gabriel Verd Arquitectos
  6. 2008
  7. 18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos

18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos

18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos
18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos, © Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    14970 Iznájar, Córdoba, Espanha
  • Gerente de projeto

    Gabriel Verd, Simone Solinas
  • Estrutura

    EDARTEC
  • Arquiteto técnico

    Eduardo Vázquez López
  • Maquete

    Clemente Rodríguez Adanero
  • Construtor

    Jigalfer
  • Ano do projeto

    2008
  • Fotografias

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as províncias de Granada, Málaga e Córdoba, a aldeia de Iznájar se assenta sobre uma colina às margens do rio Genil. Esta localidade dá nome ao reservatório situado abaixo da aldeia que, por suas dimensões, é chamado de lago da Andaluzia.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A monocultura de oliveira é predominante em todo o território. De forma pontual a paisagem é interrompida por áreas florestais e pelo reservatório. Situado em uma área de urbanização recente, o conjunto faz fronteira a norte com um vale, a sul com um terreno no qual outras moradias serão construídas, a leste com habitações existentes e a oeste com um centro de transformação.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O terreno é caracterizado por um declive acentuado, com diferença de 12 metros entre uma extremidade e outra. 

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O acesso às casas é realizado pela fachada sul através da garagem. Neste nível está a área diurna, a cozinha e um pátio interior. Esta entrada é a expansão natural para o exterior privado da casa, uma releitura das habitações tradicionais da Andaluzia.

Corte
Corte

Esta sucessão de espaços justapostos foi obtido também no interior das casas. A sala de estar tem foi pensada como a sala principal, que articula os espaços interiores. O pé direito duplo banhado pela luz zenital conecta as áreas de estar, no piso térreo, com as áreas mais íntimas no primeiro pavimento.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O rigoroso programa de 70 metros quadrados foi enriquecido pelo esvaziamento do volume interior das habitações, aumentando as alturas mínimas, chegando a 7 metros na sala de jantar e 4 metros em dois dos três quartos.

18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos, © Jesús Granada
© Jesús Granada

Recuando fachada e alternando entre cheios e vazios, pudemos brincar com as luzes e as sombras de uma maneira eficaz e rentável nestas latitudes. Na extremidade oeste de cada lote o ritmo das fachadas muda, adaptando-se à singularidade de cada casa. Os azulejos e a cor branca das paredes contrastam com a cor vermelha das persianas, destacando o conjunto da paisagem.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "18 habitações sociais em Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos" [18 Social Houses in Iznajar / Gabriel Verd Arquitectos] 23 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/178502/18-habitacoes-sociais-em-iznajar-slash-gabriel-verd-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.