O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Chalés
  4. Itália
  5. Giovanni Pesamosca Architetto
  6. Acampamento Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto

Acampamento Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto

Acampamento Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto
Acampamento Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto, © Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

© Flavio Pesamosca © Flavio Pesamosca © Flavio Pesamosca © Flavio Pesamosca + 23

Corte Posterior
Corte Posterior

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fabricado e construído pela  DIEMMELEGNO, empresa que fabrica constrói edifícios com estrutura de madeira com painéis X-LAM.

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

A estrutura, com 9 camas, está localizada a uma altitude de 2.531 metros nos Alpes Giulie, na crista do Foronon Buinz, no Montasio ao longo da trilha Ceria-Merlone. É um refúgio e abrigo para montanhistas e viajantes, para os amantes da montanha, construída neste lugar para recordar Luca Vuerich: guia da montanha, considerado um alpinista de ponta no cenário internacional, que morreu em janeiro de 2010 aos 34 anos por causa de uma avalanche enquanto escalava uma cascata congelada nas montanhas perto de Tarvisio.

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

O acampamento, construído e comissionado pela família de Luca Vuerich juntamente com o Socorro Alpino da Caverna do Predil, não só lembra, pela sua forma, uma capela, mas foi projetada para suportar cargas pesadas de neve que podem ser armazenadas durante o inverno, onde fica quase completamente submersa nos três lados menos expostos ao sol, ao mesmo tempo que revela um acesso voltado ao sul, ao longo do dia, graças ao sol.

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

A casa, com uma área de 16 metros quadrados, é feito de madeira e elevada das rochas sobre seis pilares de concreto. Projetada e construída com o sistema construtivo de painéis x-lam, com abeto vermelho local.

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

Os elementos que o a compõem foram fabricados e cortados sob medida com uma máquina CNC, transportada para o local de helicóptero.

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

Após a conclusão do projeto e da produção da estrutura - composta por 30 painéis x- lam, três treliças ea base principal em madeira de lariço - começou a fase de organização para permitir o transporte das paredes e várias peças (todas numeradas e prontas para a montagem) e coordenar a força de trabalho: trabalhadores e técnicos da Diemmelegno, voluntários e amigos de Luca, um total de 12 homens pronto para "dar uma mão" para construir este acampamento de resgate da montanha. 

© Flavio Pesamosca
© Flavio Pesamosca

O material, uma vez que chegou ao patamar de Montasio foi transportado de helicóptero através de 18 viagens, tudo em um único dia. Depois de passar uma noite no acampamento, no dia seguinte foram feitas as obras de acabamento e revestimento. Desde o dia da inauguração se tornou um destino para os amantes da montanha, tanto durante o rigoroso inverno quanto no verão, como um lugar seguro e protegido, imerso na montanha e no silêncio da natureza.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Acampamento Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto" [Camping Luca Vuerich / Giovanni Pesamosca Architetto] 06 Fev 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/174588/acampamento-luca-vuerich-slash-giovanni-pesamosca-architetto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.