O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Wiel Arets Architects
  6. 2013
  7. Casa Água-viva / Wiel Arets Architects

Casa Água-viva / Wiel Arets Architects

Casa Água-viva / Wiel Arets Architects
Casa Água-viva  / Wiel Arets Architects, © Jan Bitter
© Jan Bitter

© Jan Bitter © Jan Bitter © Jan Bitter © Jan Bitter + 24

  • Equipe de Projeto

    Wiel Arets, Bettina Kraus, Lars Dreessen, Dennis Villanueva, Carlos Ballesteros
  • Colaboradores

    Paul Draaijer, William Fung, Johannes Kappler
  • Consultoria

    West 8, ABT BV, Cauberg-Huygen Raadgevende Ingenieurs BV, Nieto Sobejano Arquitectos S.L.
  • Mais informações Menos informações
Casa Água-viva  / Wiel Arets Architects, © Jan Bitter
© Jan Bitter

Localizado em Marbella, na costa mediterrêna da Espanha a Casa Água-viva possui os edifícios vizinhos cobrindo a vista do mar. Apropriadamente, os arquitetos optaram por deixar a piscina da casa em balanço a partir da cobertura, para que a praia e o mar sempre pudessem ser visto durante banhos de sol e de piscina. A casa está organizada em torno de dois caminhos de circulação: um conjunto "lento" e um "rápido" de escadas, que se entrelaçam e percorrem os quatro níveis da casa.

Corte AA, BB
Corte AA, BB

As escadas 'rápidas' levam do exterior diretamente à coebrtura; é fechada em vidro, o que fisicamente a separa do interior da casa, ainda sim é simultaneamente aberta aos elementos exteriores para que a areia não seja trazida para dentro da casa quando se está voltando da praia. As escadarias 'lentas' possui longos degraus e espelho curtos, e se estendem por todo o comprimento da casa, da entrada principal no térreo à cobertura; é interna à casa mas também aberta aos elementos exteriores, ampliando ainda mais a capacidade da casa para 'interioridade'.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

A piscina da cobertura possui um balanço de 9 metros orientado para o sudoeste, em direção às montanhas da Sierra Blanca ao longe e pesa aproximadamente 60.000 kg. Equipada com uma borda infinita, a linha d'água se mescla com o mar ao longe. Essa piscina possui um fundo com vidro e uma janela panorâmica numa das bordas interiores, ambas com vidros de 6 cm de espessura. Este último permite que os que estão na cozinha terem uma visão quase voyeur daqueles que estão nadando. Uma terceira janela dá aqueles na cozinha um vista da sala de estar, cujo terraço se estende sob a piscina em balanço.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

O sol escaldante espanhol é constantemente filtrado através da parede de vidro da piscina e de seu piso, criando ondas de reflexões turquesa iridescente em toda a casa. Como tal, a piscina pode ser vista e experimentada de quase todas as áreas da casa. Integrado dentro da piscina está um banco debaixo d'água, que está em todo o seu comprimento e também integra uma cobertura de piscina, para que não fique aparente quando a piscina estiver em uso.

Cinco quartos estão localizados ao longo da casa, com dois quartos de hóspedes no subsolo que estão face à um extenso terraço privado para uso exclusivo dos visitantes. Como as escadas 'lentas' levam da entrada principal para os quartos de hóspedes abaixo, esta área da casa é capaz de funcionar como uma entidade separada. A cozinha está ao longo da fachada sul do primeiro andar da casa, com todas as instalações secundárias embutidas em um corredor perpendicular ao lado.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

O primeiro andar é também o local da sauna e banho de vapor. Um pequeno elevador de serviço também permite que, por exemplo, comida e bebida seja trazido da cozinha, ou de qualquer outro andar, até a piscina e terraço no último piso. Este terraço dispõe de uma mesa de concreto personalizada de grandes dimensões, com um banco ao lado, que por sua vez é contíguo a uma cadeira reclinável, que permite inclinação angular enquanto alguém se bronzea.

A estrutura da casa é composta de concreto branco moldado in-loco, um grande pilar na lateral de onde está a piscina, e uma série de colunas menores próximas à área varanda. Todas as paredes que não são em concreto foram construídas com aberturas envidraçadas, o que permite a luz natural penetrar a casa. Os diversos armários dos quartos estão face ao corredor térreo possuem acabamento em vidros translúcidos para comporem essa estratégia de difusão da luz solar.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

Painéis dobráveis de vidro translúcidos e de grandes proporções estão entre cada um dos espaços de jantar ou de lazer, que quando abertos, expandem consideravelmente as inúmeras áreas de estar ao quase dobrar sua área.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

Todos os equipamentos de áudio e vídeo da casa, tais como os seus inúmeros alto-falantes Bose são embutidos em forros e paredes, o que lhes permite desaparecer dentro de seu contexto. Iluminação especial presente em todos os corredores e escadarias, bem como debaixo d'água dentro da piscina, garante os efeitos ondulantes de seus reflexos que brilham através do seu piso de vidro e parede também possam ser experimentados em toda a casa à noite.

© Jan Bitter
© Jan Bitter

Tirando o máximo proveito do sempre presente sol espanhol, a Casa Água-viva é uma expressão inovadora de moradias de luxo; já que muitas de suas fachadas podem ser abertas e como muitas de seus lances de escada acontecem no exterior, os limites em constante mudança da casa entre o interior e exterior são curiosamente mesclados.

Planta Baixa pavimentos -1, 0
Planta Baixa pavimentos -1, 0

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Wiel Arets Architects
Escritório
Cita: "Casa Água-viva / Wiel Arets Architects" [Jellyfish House / Wiel Arets Architects] 27 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/171245/casa-agua-viva-slash-wiel-arets-architects> ISSN 0719-8906