O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Alemanha
  5. Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners
  6. 2006
  7. DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners

DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners

DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners
DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners, © Jean-Luc Laloux
© Jean-Luc Laloux

© Jean-Luc Laloux © Jean-Luc Laloux © Jean-Luc Laloux © Jean-Luc Laloux + 26

© Jean-Luc Laloux
© Jean-Luc Laloux

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bruno Erpicum foi o arquiteto encarregado de projetar a reforma desse armazém. O edifício agora é o lar de um casal apaixonado por arquitetura que estava ansioso por fazer sua uma das raras ruínas de  Düsseldorf. A reforma foi estritamente supervisionada pelas autoridades administrativas do local, já que, essa antiga fábrica no centro da cidade sobreviveu milagrosamente aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

© Jean-Luc Laloux
© Jean-Luc Laloux

Do outro lado do corredor do motorista existem algumas garagens que estão na frente do pátio de entrada. O pátio é delimitado por anteparos que rodeiam a entrada e isolam o "pátio diurno".  A história da cidade se reflete nos painéis de vidro, lembrando da importância patrimonial do edifício. A fachada feita inteiramente de vidro é totalmente independente das estruturas antigas, mostrando sua imensa escala.

© Jean-Luc Laloux
© Jean-Luc Laloux

O edifício agora está protegido dos fatores externos e cumpre com os requisitos de desempenho energético. O escritório abre-se corajosamente para a garagem e a academia. O brilho dos móveis polidos, desenhados pelo arquiteto Bruno Erpicum, reflete os elementos estruturais. Um amplo espaço branco desprovido de qualquer acessório abriga a área do dormitório; a porta giratória parece estar flutuando no ar. Uma enorme sala de estar está disposta entre as pilastras que são exibidas com orgulho. O projeto do artista destaca a alvenaria existente que suporta a laje do telhado; aqui novamente o desgaste causado pelo tempo é exibido claramente. A arquitetura despretensiosamente acaba por evidenciar os materiais.

© Jean-Luc Laloux
© Jean-Luc Laloux

A cozinha é organizada no espaço exterior e o dormitório está alojado em uma "caixa-branca", que foi aperfeiçoada com o máximo cuidado. Ele é rodeado por um "pátio noturno" iluminado através de luzes zenitais que percorrem a alvenaria circuncidante. A própria luz torna-se um material, evidenciando as arestas dos objetos que toca e nos fazendo lembrar da história do edifício. As paredes do quarto são perfeitamente lisas, enquanto o banheiro é cercado por ásperas pilastras (p. 106-107). O fluxo de luz natural é assegurado pelo pátio noturno, um espaço criado através da remoção da cobertura no entorno das bordas do quarto. Pedaços de concreto bruto foram usados para criar a banheira, chuveiro e lavatório. O teto estrelado sobre o Banho Turco completa a composição.

Planta Baixa Geral
Planta Baixa Geral
Cita: "DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners" [DUSSELDORF / Atelier d’Architecture Bruno Erpicum & Partners] 23 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/170112/dusseldorf-slash-atelier-darchitecture-bruno-erpicum-and-partners> ISSN 0719-8906