O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. China
  5. Scenic Architecture
  6. 2013
  7. Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture

Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture
Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture, © Su Shengliang
© Su Shengliang

© Su Shengliang © Su Shengliang © Su Shengliang © Su Shengliang + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Guilin Road, Tianlin, Xuhui, China, 200233
  • Equipe

    Zhu Xiaofeng(Responsável), Ding Penghua(Projeto), CaiMian, Yang Hong, Li Haoran, Du Shigang
  • Área

    730 m²
  • Ano do projeto

    2013
© Su Shengliang
© Su Shengliang

Espero que este edifício possa nos esclarecer acerca da relevância que existe entre o humano, a natureza e a sociedade. O complexo de escritórios Huaxin situa-se a oeste da estrada Guilin e possui uma extensa área verde na parte sul de sua entrada. Esta terra verde possui 6 velhas árvores de cânfora e abre-se para a estrada principal - foram esses os dois ponto de partida do projeto, e, consequentemente, levaram a duas estratégias básicas adotadas para o desenvolvimento do centro de negócios: A primeira seria elevar o corpo principal do edifício até o segundo pavimento, a fim de maximizar o espaço verde do térreo; a segunda seria estabelecer um relacionamento íntimo e interativo com as 6 árvores, e ao mesmo tempo protegê-las no terreno.

© Su Shengliang
© Su Shengliang

O edifício concluído é composto por quatro estruturas suspensas de forma independente, ligadas através de pontes. 10 peças de aço e paredes de concreto sustentam as estruturas superiores, todas elas cobertas por painéis reflexíveis de aço inoxidável, que contêm toda canalização vertical e refletem o ambiente verde do entorno. Estas paredes ajudam a criar o efeito suspensivo dos volumes superiores. Um átrio no térreo é cercado por vidros posicionados entre três estruturas, apresentando uma variedade de cenários e a entrada de luz natural através de claraboias e demais transparências geradas pelo projeto, possibilitando uma interação espacial entre interior e exterior.

© Su Shengliang
© Su Shengliang

Aproximando-se do segundo pavimento através da escada no átrio, uma nova ordem espacial é revelada ao longo do caminho. Quatro volumes suspensos, sustentados por treliças de aço, se estendem horizontalmente em meio as velhas árvores e alternam suas formas entre"Y" ou "L". Faixas de alumínio trançadas e tensionadas foram anexadas às paredes translúcidas destes volumes, que apresentam a estrutura treliçada de forma indistinta e se tornam containers e fronteiras entre uma série de espaços interiores e exteriores. Ao caminhar entre essas paredes translúcidas, o visitante vai encontrar eventualmente salas, pátios, pontes e diferentes cenários guiados por elas. Os ramos e folhas das árvores atravessam o edifício livremente e se tornam amigos palpáveis.

© Su Shengliang
© Su Shengliang

Aqui, a estrutura, o seu material aderente, e os ramos e folhas das árvores se entrelaçam em conjunto para apresentar a atmosfera de cada espaço. É sob a organização do tempo (ou do caminho) que estes espaços (sala e pátio) realizam uma experiência ambiental, onde tempo e espaço interagem. É um trabalho que recebe colaboração tanto da arquitetura quanto da natureza.

© Su Shengliang
© Su Shengliang

Jamais devemos esperar respostas positivas da natureza, a menos que a tratemos de forma positiva. A arquitetura do século 21 não só deve responder às necessidades do ser humano, mas também agir como um intermédio positivo entre o homem e o meio ambiente. O objetivo essencial da arquitetura no futuro é estabelecer equilíbrio e dinâmica balanceada entre os humanos, a natureza e a sociedade.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Negócios de Huaxin / Scenic Architecture" [Huaxin Business Center / Scenic Architecture] 20 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/169362/centro-de-negocios-de-huaxin-slash-scenic-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.