O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. HIS - Conjunto Heliópolis Gleba G / Biselli + Katchborian Arquitetos

HIS - Conjunto Heliópolis Gleba G / Biselli + Katchborian Arquitetos

HIS - Conjunto Heliópolis Gleba G / Biselli + Katchborian Arquitetos
HIS - Conjunto Heliópolis Gleba G / Biselli + Katchborian Arquitetos, Fotomontagem 1 / Foto Aérea © Fabio Knoll
Fotomontagem 1 / Foto Aérea © Fabio Knoll

 

Intervenção realizada em Heliópolis, maior favela de São Paulo, este projeto faz parte do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação. Nosso escritório colaborou com a Secretaria na elaboração deste projeto de interesse social em um sítio localizado na entrada da comunidade, em uma posição de conexão entre a cidade formal e a cidade informal.

CHH - Perspectiva Aérea

Na confluência da Avenida Comandante Taylor e Avenida das Juntas Provisórias, em uma área de um antigo alojamento provisório, serão edificadas 420 unidades habitacionais de 50m2 cada, totalizando aproximadamente 31.000m2 de construção.

Fotomontagem 2 / Foto Aérea © Fabio Knoll

A habitação social está pensada neste caso como construção da quadra urbana, como construção da cidade, privilegiando os espaços públicos de interesse do morador, protegido portanto da rua, e a dotação de programa comercial e de serviços no nível térreo.

CHH - Diagrama Comércio e Serviços

A relação espaço/cidade baseia-se no modelo da “quadra européia”, com implantação sem recuos e com pátio interno, que estabelece caráter articulador entre o tecido formal e informal da cidade, acessado através dos pórticos, criando fluída conexão potencializada pelo desenho paisagístico.

CHH - Diagrama Espaços Livres

Os desníveis naturais da geografia do lugar permitiram a construção até 8 pavimentos sem o recurso a elevadores, com acessos em diversos níveis e em conformidade com a legislação de subida máxima.

Por este motivo o projeto demandou a construção de um conjunto de passarelas-pontes de conexão entre blocos que permitiram o aproveitamento máximo dos coeficientes de construção.

CHH - Perspectiva da passarela

A demanda por um empreendimento de baixo custo conduziu a um sistema construtivo bastante conhecido e de fácil execução, a alvenaria de blocos de concreto. As soluções construtivas em geral visam a racionalidade e à repetição, sem prejuízo para a expressividade da arquitetura como um todo.

CHH - Perspectiva Fotomontagem Fachada

Apenas a construção dos pórticos de acesso representa um aspecto não repetitivo no projeto, o qual demandou estrutura mista, em concreto armado.

CHH - Perspectiva Frontal 2

A própria configuração das unidades habitacionais produz uma volumetria de ritmo singular, que leva à interpretação do conjunto arquitetônico como uma série de edifícios independentes, o que é reforçado pelo uso da cor.

CHH - Diagrama Composição de Fachadas

No projeto das unidades prevalece o cuidado com os layouts dos ambientes, garantindo flexibilidade de configurações, pois as futuras famílias que as ocuparão variam de 5 a 11 pessoas, demanda essa levantada pela equipe social da SEHAB. As habitações contam também com espaço para pequenos trabalhos, como costureiras, pequenos consertos, pois muitas das famílias fazem deste trabalho em casa fonte de renda complementar.

CHH - Planta Acesso Conjunto A

São 420 apartamentos que variam entre dois tipos, com 2 dormitórios, espaço integrado de cozinha, estar e sacada. Os conjuntos contam também com unidades adaptadas aos portadores de necessidades especiais, locados no pavimento térreo, com acesso direto pela rua.

CHH - Planta Apto. Tipo A Adaptada
CHH - Planta Apto. Tipo A Adaptada

O projeto de paisagismo prevê a integração dos dois conjuntos, através dos pórticos, com variação de pisos e vegetações, dotado de equipamentos de ginástica e recreativos, potencializando o espaço do pátio interno.

CHH - Fotomontagem Interna

As áreas destinadas a lazer coberto ficam locados justamente nos pavimentos de chegada, que permitem o acesso aos conjuntos pela rua Comandante Taylor, além dos espaços cobertos dos pórticos, que receberam uma iluminação especial.

CHH - Perspectiva Frontal 1
CHH - Fotomontagem Interna

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Autores: Artur Katchborian e Mario Biselli
  2. Coordenadora: Melina Giannoni de Araujo
  3. Equipe: Adriana Godoy, André Biselli Sauaia, Cássio Oba Osanai, Guilherme Filocomo, Luiza Monserrat, Marcelo Santos Checchia, Maria FernandaVita,Priscila Dianese, Vinicius Figueiredo.

Informação Complementar:

  1. Projetos Complementares:
  2. Construtora: Passarelli
  3. Estrutura: Steng Engenharia de Projetos
  4. Instalações: DMA Engenharia
  5. Geotecnia: GEObrAX

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "HIS - Conjunto Heliópolis Gleba G / Biselli + Katchborian Arquitetos" 27 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/16929/his-conjunto-heliopolis-gleba-g-biselli-mais-katchborian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.