O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Vencedores da Competição Think Space "Re-think Arctic Territories"

Vencedores da Competição Think Space "Re-think Arctic Territories"

Vencedores da Competição Think Space "Re-think Arctic Territories"
Vencedores da Competição Think Space "Re-think Arctic Territories", Menção Honrosa. Imagem Cortesia de Think Space
Menção Honrosa. Imagem Cortesia de Think Space

Os resultados da primeira etapa - Territories - do ciclo de competições Think Space's com o tema MONEY, foi anunciado. David Garcia (MAP Architects), jurado da competição, convidou participantes a enviar propostas "que enfrentassem os desafios econômicos e territoriais atuais e futuros do Ártico". Veja todos a seguir.

Primeiro Lugar: Who Owns The Arctic / Owen Wells (UK)

Primeiro Lugar. Imagem Cortesia de Think Space
Primeiro Lugar. Imagem Cortesia de Think Space

"O Ártico é lar das maiores reservas de gás do mundo, 13% do petróleo remanescente e vastos depósitos de minerais. Essas mercadorias, combinadas aos efeitos da mudança climática, expuseram o Ártico à especulação corporativa e ao potencial de tensão geopolítica causada por reivindicações de soberania não resolvidas.

O projeto propõe "três sistemas ilícitos e fictícios de renda projetados especificamente para o ambiente e composição política únicos da região. Estes sistemas possibilitam a comunidades locais competir no ambiente financeiro do ártico ao ver conflito e ganância como mais um recurso. Eles encorajam a manipulação de especulação mineral e sistemas de seguro e financiamento para apoiar comunidades locais em comportamento imoral. Os planos para esses sistemas são deliberadamente imperfeitos, simplistas e brutos, mas funcionam para aludir à complexa e cada vez mais difícil relação entre ambiente, ecologia, política e negócios do Ártico."

Segundo Lugar: Frozen Fuel Network / Sarah Cree (Canada)

Segundo Lugar. Imagem Cortesia de Think Space
Segundo Lugar. Imagem Cortesia de Think Space

"Agora mais do que nunca, o terreno rústico de uma paisagem desconhecida foi lustrado e polido conforme países desenvolvidos contemplam e especulam acima e abaixo da superfície. Para muitos, o Ártico Norte é a próxima fronteira de extração de recursos e armazenamento de informação; um ambiente hostil agora domesticado por um clima mais quente e avanços em infraestrutura. Mas para os poucos 32.000 habitantes do território de Nunavut, o Ártico Norte é familiarmente chamado de lar, ou em Inuktitut 'Nossa Terra'."

"Frozen Fuel Network, apropriado e operado regionalmente, localiza campos de hidrato de comunidades locais de metano fora da costa e coleta as bolhas de hidrato de metano naturalmente liberadas com uma rede pressurizada de baixa tecnologia. Direitos de superfície e subsolo não são contestados já que a coleta entra na mesma categoria dos privilégios de pesca local. O coletor de metano é ancorado sobre fissuras no nível do oceano e captura o hidrato de metano em seus tanques pressurizados. Ao atingir a capacidade, o coletor flutua até a superfície para ser recolhido."

Terceiro Lugar: Invisible High Frequency Trader / Gabriel Ruiz-Larrea and Ledo Pérez Vasquéz (Spain)

Terceiro Lugar. Imagem Cortesia de Think Space
Terceiro Lugar. Imagem Cortesia de Think Space

"O novo contexto tecnológico-artificial que está definitivamente nos removendo da ideia de território como condição física, estável e permanente já se tornou real. Mas como o real é cada vez mais uma cenografia do virtual, que impôs sua velocidade instantânea a nossa forma de comunicação e operação, devemos começar a pensar como suas novas categorias são redefinidas. Leis de tempo e espaço mudaram completamente. O território se tornou uma imagem deslocada de si mesmo. Podemos até viajar sem nos mover, surfar na rede através de nossos computadores. Essas novas condições influenciam completamente nossa forma de produzir benefícios a partir de recursos geográficos, então precisamos dar novas respostas adaptadas ao território virtual."

"Invisible High Frequency Trader é uma locação estratégica para servidores de internet materializados como uma série de módulos que geram um forte processamento de dados e permite transações e uma série de espaços condicionados variáveis. A configuração básica precisa de três módulos para operar. Dois espaços cobertos e uma piscina refrigerada. Nos espaços mais altos estão localizados os servidores. A proposta é baseada no uso da geometria e do ar - o material principal - como um debate sobre modelos diferentes de relações de programa específicos, tecnologia e gestão e consumo de energia."

Menção Honrosa: Interarctica: The Cultural Rezoning of the Arctic Ocean / Natalya Egon and Noel Turgeon (USA)

Menção Honrosa. Imagem Cortesia de Think Space
Menção Honrosa. Imagem Cortesia de Think Space

"The Cultural Rezoning of the Arctic Ocean é uma proposta para determinar e identificar um território oceânico sem precedentes para o objetivo de servir aos interesses globais do Ártico. Os atuais contornos territoriais das zonas exclusivamente econômicas revelam uma vasta área com múltiplas reivindicações e possíveis usos, mas nenhum acordo comum entre as nações envolvidas."

"Interarctica identifica pontos chave do território de cada nação para ser incluído em uma rede que transcende barreiras políticas e segue uma motivação cultural. O objetivo é utilizar as inclinações da economia atual dessas nações para apoiar uma presença multinacional e cultural investida em pesquisa e descoberta, que em troca iria motivar seu próprio crescimento econômico com o tempo. Isso resultaria na mudança da economia fortemente baseada em recursos para um modelo mais diversificado que inclui a disseminação global de conhecimento, história e tecnologia. Cada local foca em um passo do processo de pesquisa: observação, exploração, avaliação e comunicação. Os locais foram selecionados através do estudo da geografia, expedições históricas, rotas de navegação, habitação, histórico econômico e propriedade territorial."

Para ler os comentários completos do júri clique aqui.

MONEY segue o objetivo de Think Space's de reunir figuras estabelecidas de renome internacional a vozes emergentes (estudantes e profissionais) nos campos da arquitetura, paisagismo, design, artes e humanidades. Organizado por Zagreb Society of Architects, essas competições internacionais conceituais continuam a atrair interesse significativo ao redor do mundo.

Para saber como participar da segunda etapa do ciclo MONEY da competição Think Space - Culture & Society - clique aqui (prazo: 31 de Janeiro de 2014).

Cita: Taylor-Foster, James. "Vencedores da Competição Think Space "Re-think Arctic Territories"" [Winners of Think Space Competition Re-think Arctic Territories] 21 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168881/vencedores-da-competicao-think-space-re-think-arctic-territories> ISSN 0719-8906