O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Manuel Cucurell
  6. 2013
  7. Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro

Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro

Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro
Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro, © Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

© Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto © Gustavo Frittegotto + 20

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto situa-se num setor incipiente dos pampas agrícolas em processo de transformação, produto de crescimento econômico que experimentou a Argentina nos últimos anos e a ilusão de abandonar o caos da cidade.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Ali, um novo empreendimento urbano parece replicar um esquema predominante de aproveitamento e produtividade do solo: um imperativo de racionalidade de cálculos e máximos benefícios no rendimento da terra.

São urbanidades que deslocaram os cultivos dando lugar a bairros sem espaços públicos. Não há calçadas com árvores e sombras, somente estradas internas e serviços mínimos. Paradoxalmente, estes parâmetros da planície argentina parecem editar uma colonização do pampa. Mais de um século atrás, através das estações ferroviárias a cada quatro léguas, a imensidão da planície foi povoada. Nestas colônias os novos colonos tiveram que enfrentar a imensidão vazia e o medo da escuridão e a distância à noite.

Esta cena se repete hoje, mas não há muito tempo essas áreas terminaram por consolidar-se dando origem a uma nova eventualidadeo: a privacidade dos cidadãos será invadida pela incapacidade de perceber paredes divisórias e pela densidade com que estes bairros são projetados

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Casa Fissura

Como conceber uma estrutura espacial de habitação para além das atividades necessárias para ser capaz de responder às contingências de um cenário e um homem em transição? Uma estrutura que pode atender a necessidade de proteção e abrigo em um primeiro momento e, com o tempo, se transformar em privacidade.

"Em resposta a estas preocupações, a introspecção é o argumento que orienta e define os critérios de busca." A fissura tanto na ação e no conceito é um gesto que confere ao projeto seu caráter expressivo, corporificando a luz e determinando distintas espacialidades onde o interior e o exterior se expressam como conceitos ambíguos e indistintos.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Vivências introspectivas e anônimas do atmosférico são possíveis através da concepção de pequenos pátios no interior da espacialidade, onde inclusive abre-se a possibilidade de experimentar um banho de chuva no verão.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

A casa é concebida, portanto, como um sistema aberto, um conjunto ordenado de elementos e fatores relacionados que interagem entre si. Cada uma das partes tem uma função específica, integradas e dependentes uma das outras mantem o conjunto em funcionamento.

Plantas
Plantas

A coerência do projeto como unidade surge da simbiose entre os fatores próprios do sistema, os do ambiente em transição e a complexa trama de emoções próprias de todas criação humana.

© Gustavo Frittegotto
© Gustavo Frittegotto

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro" [Casa Cisura / Manuel Cucurell + Sebastián Virasoro] 16 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/168744/casa-cisura-slash-manuel-cucurell-plus-sebastian-virasoro> ISSN 0719-8906