O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina

Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina

Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina
Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina, Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

No dia 20 de setembro de 2013, a Assembleia Legislativa da Província de Neuquén, Argentina, lançou o Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén. O incessante crescimento cultural, populacional, econômico e institucional e sua estratégica localização geográfica, tanto no alto vale do Rio Negro y Neiquén, como em toda Região de Comahue, fez da cidade uma peça chave no desenvolvimento da Norpatagonia; tornando-a realizadora e receptora de eventos culturais do mais alto nível.

O futuro Centro Cultural da Assembleia Legislativa estará localizado na avenida mais conhecida da cidade, o qual irá transformar o bairro em um centro de expressões artísticas e culturais. A decisão de construir o chamado Centro Cultural surge da necessidade da sociedade local em ter um espaço adequado e acessível para expressar e difundir a arte em suas diversas manifestações, e criar um espaço de difusão da cultura como a base de uma sociedade livre e ávida por conhecimento.

A seguir apresentamos o Segundo Lugar desse Concurso de Anteprojeto de caráter nacional. A proposta intitulada "Fusión" foi desenvolvida por Daniel Huespe, Maricruz Errasti, Pablo Carballo, Juan Pablo Accotto Mauro Barrio.

Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Exterior. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Descrição dos arquitetos. O projeto constitui-se como uma peça chave na conformação espacial de um novo "Lugar Urbano", posicionando-se como um marco qualificador do contexto. Desenvolver um centro cultural como um programa misto supõe um desafio projetual que busca reforçar a capacidade de atração e mistura do espaço público gerando um diálogo harmonioso entre o complexo de edifícios e o programa cultural, motivo desse concurso.

Esquema dos Vínculos Urbanos
Esquema dos Vínculos Urbanos

O espaço público estruturado na Praça da Cultura dá suporte a um sistema de espaços de escala urbana, reunindo fluxos e dinâmicas do bairro e o vínculo com os corredores urbanos e o tecido da cidade. O espaço público é o que consolida o sistema de espaços incipiente com o início e a chegada de passeios e rotas.

Vista urbana 3. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Vista urbana 3. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O programa arquitetônico estrutura-se em uma barra longitudinal sobre a rua atual, abrindo uma praça de escala urbana sobre a avenida Olascoaga configurando, assim, um novo telão urbano para atividades culturais. O edifício está regido por um gradiente espacial de acordo com o fluxo de usuários e tipos de atividades, que vão desde a maior concorrência, com atividades mais massivas e públicas materializadas na praça e no hall, com as salas de espetáculos estruturadas no mesmo nível; as salas de aula e oficinas, em um primeiro nível mais controlado, para o espaço central e finalmente na área de serviço, na parte posterior da edificação.

Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O sistema de acessos diferenciados vincula aos distintos tipos de usuários com as zonas de uso. Na parte posterior as inflexões do edifício dão lugar ao acesso a estacionamentos subterrâneos e área de carga e descarga. Nos acessos laterais de serviço se dá o acesso de pedestres (pessoal, serviço de bar e artistas). Sobre a praça, o ingresso do público em geral, conectado a estacionamentos no nível e subsolo.

Esquema dos Acessos
Esquema dos Acessos

Praça da Cultura

A Praça da cultura, juntamente com o espaço público, é o elemento de ligação entre os edifícios. Configura-se em uma plataforma na cota +1,00 m, átrio e apoio de práticas culturais mistas, recebendo a ampliação das atividades do centro cultural. O espaço público é o conector e ponto de chegada desde os corredores urbanos e a quadra II.

Cortes
Cortes

Hall / Foyer

Espaço longitudinal de pé direito duplo, funciona como a transição para o programa cultural e também como espaço de suporte de exposições e mostras temporárias.

Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Hall. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

O esquema de circulação materializa-se em duas escadas que dividem a barra exteriorizando e expressando a disposição das três salas. Configura-se como um elemento permeável e aberto para a praça, protegido e qualificado por uma cobertura com controle climático.

Programa Cultural (Salas e Aulas)

O programa cultural de salas e aulas constituem o núcleo vital da instituição. As salas estão dispostas em três caixas conectadas ao foyer e uma barra de serviços. As salas de aula ficam em um segundo nível mais controlado.

Programa de Serviços

O programa de serviços: áreas de funcionários, oficinas de manutenção e depósitos situam-se em uma barra paralela à rua com acessos independentes pelos estacionamento no subsolo e pelo térreo. As instalações sanitárias dispostas entre as salas localizam os setores molhadas, contendo sanitários e vestiários, que podem ser executadas em duas etapas.

Barras programáticas
Barras programáticas

Crescimento e Ampliação

A construção em etapas projetada considera o Acréscimo de uso enquanto a sala de multiuso ainda não foi construída. Para isso dispõe-se as salas menores nas bordas e a sala multiuso central que numa primeira etapa é configurada como um vazio, um pátio controlado para a expansão de atividades e eventos ao ar livre.

Pátio. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Pátio. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

Contar com um vazio controlado e climaticamente protegido dos ventos, tendo os mesmos custos de investimento inicial, representa um acréscimo que permite diferentes usos durante todas as estações do ano.

Esquema das etapas 2
Esquema das etapas 2

Conclusão

O principal objetivo desta proposta é a restituição qualitativa do espaço público na articulação com o sistema espacial existente, gerando um centro cultural e dando continuidade a um plano abrangente e sistemático dos espaços físicos que contribuem para o desenvolvimento cultural da cidade.

Croquis. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar
Croquis. Imagem Cortesia da Equipe Segundo Lugar

segundo lugar

Competição : Concurso Nacional de Anteproyectos Centro Cultural de La Legislatura del Neuquén
Premio : Segundo Lugar
Projeto : Fusión
Autores : Daniel Huespe, Maricruz Errasti, Pablo Carballo, Juan Pablo Accotto, Mauro Barrio

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Constanza Cabezas
Autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Segundo Lugar no Concurso Nacional de Anteprojetos para o Centro Cultural da Assembleia Legislativa de Neuquén / Argentina" [Segundo Lugar Concurso Nacional de Anteproyectos Centro Cultural de la Legislatura del Neuquén / Argentina] 14 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/167180/segundo-lugar-no-concurso-nacional-de-anteprojetos-para-o-centro-cultural-da-assembleia-legislativa-de-neuquen-slash-argentina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.