O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Vinícola
  4. França
  5. Christian de Portzamparc
  6. 2011
  7. Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc

Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc

  • 22:00 - 30 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc
© Erik Saillet
© Erik Saillet

© Erik Saillet © Erik Saillet © Max Botton © Erik Saillet + 20

  • Paisagismo

    Méristème, Régis Guignard
  • Gestor de Obra

    Olivier Chadebost
  • Acústica

    Point d’Orgue
  • Iluminação

    Captain Spot, Jean-Bernard Favero-Longo, Aartill
  • Economista

    G.V. Ingénierie
© Erik Saillet
© Erik Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Visando melhorar a produção de vinhos no Château Cheval Blanc, os proprietários Bernard Arnault e Baron Albert Frère pediram que Christian de Portzamparc projetasse uma nova adega. Neste vinha com o formato moldado pelo homem ao longo dos séculos, o arquiteto imaginou uma adega em forma de um mirante projetado para fora do château e se abrindo para a bela paisagem. Com base nas discussões com o diretor do Château, Pierre Lurton, que tem vasta experiência de vinificação em cubas de concreto, muito apreciada no Cheval Blanc, o arquiteto projetou um tanque curvo como um copo de prova para otimizar a oxigenação.

© Erik Saillet
© Erik Saillet

Dividido em 52 unidades com dimensões variáveis de acordo com os lotes de vinha, são fornecidas vitrines únicas para cada videira, conforme solicitado por Pierre Lurton. Nenhum traço é supérfluo: tudo contribui para aperfeiçoar o processo de vinificação e os movimentos realizados na adega: a geometria das superfícies curvas em concreto moldado, o ambiente único gerado pela luz natural descendente acariciando a parede de cisalhamento portadora de carga em torno das grandes esculturas de concreto do recinto das cuba.

© Erik Saillet
© Erik Saillet

A adega de barril abaixo é como uma cripta e tem uma ambiência totalmente diferente, cercada por um muro de tijolos em muxarabi para facilitar a ventilação natural. A meio caminho entre o interior e o exterior, a vinícola é um lugar de transmutação e interação com a natureza. Este é o lugar onde um vinho excepcional é feito e onde, através da arquitetura, a modernidade se reúne com a experiência centenária.

Implantação
Implantação

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc" [Chateau Cheval Blanc Winer / Christian de Portzamparc] 30 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/165415/vinicola-chateau-cheval-blanc-slash-christian-de-portzamparc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.