Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc

Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc
© Erik Saillet
© Erik Saillet
Saint-Émilion, França

© Erik Saillet© Erik Saillet© Max Botton© Erik Saillet+ 20

  • Paisagismo:Méristème, Régis Guignard
  • Gestor De Obra:Olivier Chadebost
  • Acústica:Point d’Orgue
  • Iluminação:Captain Spot, Jean-Bernard Favero-Longo, Aartill
  • Economista:G.V. Ingénierie
  • Arquiteto Encarregado:Christian de Portzamparc
  • Cidade:Saint-Émilion
  • País:França
Mais informaçõesMenos informações
© Erik Saillet
© Erik Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Visando melhorar a produção de vinhos no Château Cheval Blanc, os proprietários Bernard Arnault e Baron Albert Frère pediram que Christian de Portzamparc projetasse uma nova adega. Neste vinha com o formato moldado pelo homem ao longo dos séculos, o arquiteto imaginou uma adega em forma de um mirante projetado para fora do château e se abrindo para a bela paisagem. Com base nas discussões com o diretor do Château, Pierre Lurton, que tem vasta experiência de vinificação em cubas de concreto, muito apreciada no Cheval Blanc, o arquiteto projetou um tanque curvo como um copo de prova para otimizar a oxigenação.

© Erik Saillet
© Erik Saillet

Dividido em 52 unidades com dimensões variáveis de acordo com os lotes de vinha, são fornecidas vitrines únicas para cada videira, conforme solicitado por Pierre Lurton. Nenhum traço é supérfluo: tudo contribui para aperfeiçoar o processo de vinificação e os movimentos realizados na adega: a geometria das superfícies curvas em concreto moldado, o ambiente único gerado pela luz natural descendente acariciando a parede de cisalhamento portadora de carga em torno das grandes esculturas de concreto do recinto das cuba.

© Erik Saillet
© Erik Saillet

A adega de barril abaixo é como uma cripta e tem uma ambiência totalmente diferente, cercada por um muro de tijolos em muxarabi para facilitar a ventilação natural. A meio caminho entre o interior e o exterior, a vinícola é um lugar de transmutação e interação com a natureza. Este é o lugar onde um vinho excepcional é feito e onde, através da arquitetura, a modernidade se reúne com a experiência centenária.

Implantação
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Émilion, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Chateau Cheval Blanc / Christian de Portzamparc" [Chateau Cheval Blanc Winer / Christian de Portzamparc] 30 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-165415/vinicola-chateau-cheval-blanc-slash-christian-de-portzamparc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.