Casa container sustentável vence competição em Sydney

Casa container sustentável vence competição em Sydney

O arquiteto tcheco Ales Javurek ganhou o primeiro prêmio na Competição [AC-CA] por seu projeto de uma casa de férias de dois pavimentos feita a partir de containers em Sydney, Austrália. A proposta situa a casa na borda de uma colina, potencializando a vista panorâmica para a Praia Bondi. Ao preservar as árvores existentes e o perfil natural do terreno, que consistem em "três plataformas", a proposta resolve com sucesso o tema central da competição: projetar uma casa de férias contemporânea e sustentável que sensivelmente se adeque ao contexto e considere as condições climáticas de Sydney.

Saiba mais a seguir...

Cortesia de Aleš Javůrek

As árvores existentes separam os estacionamentos, localizados na porção mais alta da colina, da casa e da piscina, localizadas na porção mais baixa. A área de espaço verde perdida sob a casa é transferida para a cobertura, criando um jardim privado com vistas para o oceano.

A casa se divide em dois usos distintos. O térreo, contido por panos de vidro, mantém os espaços visualmente abertos e abriga os usos mais públicos - a cozinha, sala de estar e de jantar. Os quartos se localizam no piso superior.

"Acredito que a conexão interna entre espaços e a circulação dos usuários seja uma questão absolutamente essencial" resolvida pela organização do espaço em "grupos compreensíveis", disse Javurek.

Cortesia de Aleš Javůrek

Tábuas horizontais de madeira conformam o forro interno que se apoia sobre os containers, criando ambientes simétricos dispostos de modo assimétrico no espaço.

Cortesia de Aleš Javůrek

Durante os meses de verão, a casa utiliza vários mecanismos para proteger seu interior. Pérgolas de madeira protegem os ambientes da exposição solar; a cobertura verde serve para evitar o aquecimento interno; e os painéis de vidro ajustáveis permitem a movimento do ar em toda a casa. Contrariamente, no inverno, os fechamentos em vidro permitem que o sol aqueça os espaços internos, já a cobertura verde armazena calor através de sua inércia térmica.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bondi Beach NSW 2026, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Casa container sustentável vence competição em Sydney" [Sustainable Container Home Selected in Competition for Sydney's Bondi Beach] 08 Jan 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-164803/casa-container-sustentavel-vence-competicao-em-sydney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.