O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Chile
  5. Undurraga Devés Arquitectos
  6. 2010
  7. Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos

Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos

  • 16:00 - 27 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos
Memorial San Alberto Hurtado  / Undurraga Devés Arquitectos, © Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

© Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Padre Alberto Hurtado 1090, Estación Central, Región Metropolitana, Chile
  • Arquiteto Encarregado

    Cristián Undurraga
  • Equipe de Projeto

    Soledad Fernández
  • Área

    708.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno onde está localizado o memorial é um pequeno parque a oeste do Centro Histórico de Santiago, cercado por uma série de edifícios soltos de dois ou três pavimentos construídos durante a primeira metade do século XX. Foi aqui que as almas mais negligenciadas na cidade foram acomodadas, juntamente com um pequeno hospital, uma igreja e o escritório do Hogar de Cristo, uma instituição de caridade fundada pelo Padre Hurtado em 1944. A continuidade das fachadas deu lugar a um interior protegido, onde, em 1995, foi construído o Santuário do Padre Hurtado. A estratégia, na época, era criar uma área verde que serviria também a série de edifícios para trabalhadores que circundava este Santuário. A coluna vertebral do projeto é uma passagem que correm longitudinalmente, caindo 5 metros abaixo do nível do parque. No outro extremo está o túmulo do santo e uma pequena capela. Estes edifícios dificilmente pode ser visto no meio dos jardins, que, com paisagismo inteligente, estabelecem uma relação de complementaridade com os edifícios pré-existentes .

Corte X4
Corte X4

O Memorial da Solidariedade, erigido para honrar o trabalho do Padre Hurtado, um santo chileno que dedicou sua vida aos mais desfavorecidos da sociedade, é um pequeno edifício de concreto ao leste do parque e de onde ainda se pode vislumbrar uma esplêndida vista sobre as magníficas montanhas dos Andes ao fundo. Neste setor, o mais aberto de dentro do pequeno parque e onde a geografia prevalece sobre e acima do entorno urbano, este novo edifício vai é mais alto que os edifícios pré-existentes ao redor do perímetro.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

O novo memorial está ligado a estes edifícios que funcionam como uma espécie de dobradiça que articula as construções originais até as mais recentes, que caracterizam o Santuário.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

O silêncio e a tranquilidade de um projeto com estas demandas características nos levou a explorar as possibilidades de uma massa densa e translúcida que aparece como uma parede no exterior com luz em seu interior. Foi então que esse muro de concreto e blocos de vidro surgiu onde a densidade e a cor de ambos os materiais se fundiu em uma única fachada, enquanto que no interior, a parede aparece fragmentada e perfurada pela luz.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Uma vez que cruzamos a soleira e a porta para entramos, somos confrontados com um espaço comprimido que, ao dar uma volta, se abre para começar a subida até as rampas que ligam os diferentes níveis do edifício. A luz que é filtrada através dos tijolos de vidro confere um caráter espiritual para o espaço; uma qualidade que reafirma a austeridade dos materiais: concreto visual, madeiras de pinho branqueadas e paredes pintadas de branco. As diferentes visões diagonais que surgem durante a subida intensificam a tridimensionalidade do interior.

Planta 2º Pavimento
Planta 2º Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos" [San Alberto Hurtado's Memorial / Undurraga Devés Arquitectos] 27 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163804/memorial-san-alberto-hurtado-slash-undurraga-deves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.