O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Chile
  5. Undurraga Devés Arquitectos
  6. 2010
  7. Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos

Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos

  • 16:00 - 27 Dezembro, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos
Memorial San Alberto Hurtado  / Undurraga Devés Arquitectos, © Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

© Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone © Sergio Pirrone + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Padre Alberto Hurtado 1090, Estación Central, Región Metropolitana, Chile
  • Arquiteto Encarregado

    Cristián Undurraga
  • Equipe de Projeto

    Soledad Fernández
  • Área

    708.0 m²
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno onde está localizado o memorial é um pequeno parque a oeste do Centro Histórico de Santiago, cercado por uma série de edifícios soltos de dois ou três pavimentos construídos durante a primeira metade do século XX. Foi aqui que as almas mais negligenciadas na cidade foram acomodadas, juntamente com um pequeno hospital, uma igreja e o escritório do Hogar de Cristo, uma instituição de caridade fundada pelo Padre Hurtado em 1944. A continuidade das fachadas deu lugar a um interior protegido, onde, em 1995, foi construído o Santuário do Padre Hurtado. A estratégia, na época, era criar uma área verde que serviria também a série de edifícios para trabalhadores que circundava este Santuário. A coluna vertebral do projeto é uma passagem que correm longitudinalmente, caindo 5 metros abaixo do nível do parque. No outro extremo está o túmulo do santo e uma pequena capela. Estes edifícios dificilmente pode ser visto no meio dos jardins, que, com paisagismo inteligente, estabelecem uma relação de complementaridade com os edifícios pré-existentes .

Corte X4
Corte X4

O Memorial da Solidariedade, erigido para honrar o trabalho do Padre Hurtado, um santo chileno que dedicou sua vida aos mais desfavorecidos da sociedade, é um pequeno edifício de concreto ao leste do parque e de onde ainda se pode vislumbrar uma esplêndida vista sobre as magníficas montanhas dos Andes ao fundo. Neste setor, o mais aberto de dentro do pequeno parque e onde a geografia prevalece sobre e acima do entorno urbano, este novo edifício vai é mais alto que os edifícios pré-existentes ao redor do perímetro.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

O novo memorial está ligado a estes edifícios que funcionam como uma espécie de dobradiça que articula as construções originais até as mais recentes, que caracterizam o Santuário.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

O silêncio e a tranquilidade de um projeto com estas demandas características nos levou a explorar as possibilidades de uma massa densa e translúcida que aparece como uma parede no exterior com luz em seu interior. Foi então que esse muro de concreto e blocos de vidro surgiu onde a densidade e a cor de ambos os materiais se fundiu em uma única fachada, enquanto que no interior, a parede aparece fragmentada e perfurada pela luz.

© Sergio Pirrone
© Sergio Pirrone

Uma vez que cruzamos a soleira e a porta para entramos, somos confrontados com um espaço comprimido que, ao dar uma volta, se abre para começar a subida até as rampas que ligam os diferentes níveis do edifício. A luz que é filtrada através dos tijolos de vidro confere um caráter espiritual para o espaço; uma qualidade que reafirma a austeridade dos materiais: concreto visual, madeiras de pinho branqueadas e paredes pintadas de branco. As diferentes visões diagonais que surgem durante a subida intensificam a tridimensionalidade do interior.

Planta 2º Pavimento
Planta 2º Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Undurraga Devés Arquitectos
Escritório
Cita: "Memorial San Alberto Hurtado / Undurraga Devés Arquitectos" [San Alberto Hurtado's Memorial / Undurraga Devés Arquitectos] 27 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163804/memorial-san-alberto-hurtado-slash-undurraga-deves-arquitectos> ISSN 0719-8906