O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Conjunto Comercial Patápio Silva / Gui Paoliello

Conjunto Comercial Patápio Silva / Gui Paoliello

Conjunto Comercial Patápio Silva / Gui Paoliello
Conjunto Comercial Patápio Silva / Gui Paoliello, © Nelson Kon
© Nelson Kon

São 4 conjuntos independentes, compostos de um único espaço aberto, com pé direito duplo, com áreas úteis fechadas de aproximada de 90 m² cada. Como o terreno, estreito e profundo, dá acesso para duas ruas opostas, nas duas pontas, o projeto explorou a possibilidade das duas entradas, dividindo os acessos para cada duas unidades. Esta solução deixa cada dois conjuntos com entradas quase exclusivas, sem a necessidade de uma portaria formal com um funcionário dedicado. O usuário pode acessar diretamente cada unidade, através da abertura automática do portão de entrada, dentro de cada unidade, ou cruzar o lote internamente acessando as duas ruas.

© Nelson Kon

Cada conjunto é composto, no primeiro piso, de um salão com aproximadamente 40 m², com copa de apoio e banheiro. No pavimento acima deste, um mezanino/jirau ocupa metade da área do salão inferior, e é aberto ao espaço em pé direito duplo, esta ambiente pode ter a função de uma sala privativa ou até um dormitório, pois é acompanhado de um banheiro completo. No pavimento acima do mezanino, cada unidade tem acesso à sua cobertura, complementando a área privativa com um terraço descoberto, solário ou pequeno jardim. Esta cobertura atende também á função de piso técnico, abrigando reservatórios, máquinas de ar condicionado, aquecedores, etc.

© Nelson Kon

Os dois conjuntos das pontas voltam-se para as ruas, estão contidos em uma caixa de concreto, apoiadas nas divisas laterais. A largura do terreno, com aproximadamente 8 m, é vencida por vigas parapeito em concreto aparente, permitindo aberturas contínuas em toda a extensão da fachada. Nos pontos em que a transparência não era interessante as aberturas foram preenchidas com vidros opacos cinza.

© Nelson Kon

Os dois conjuntos do miolo, são mais alongados, com 4m da largura e encostam na divisa lateral do terreno, voltam-se para um jardim interno na face norte. Da mesma maneira, o comprimento total, de cada conjunto, com cerca de 8m, é vencido por vigas parapeito de concreto, permitindo aberturas totais também nas fachadas internas.

Como a construção toda encosta nas divisas, a legislação estabelece um limite de altura total de 6m, o que resultou em uma implantação escalonada, acompanhando a inclinação original do terreno.

© Nelson Kon

Todos os elementos estruturais em concreto foram deixados aparentes. Os pisos sobre lajes de concreto, são em cimento resinados. As estruturas internas do mezanino e escadas são mais leves, em aço, com pisos em painéis de madeira laminada de eucalipto, assim como as divisórias e portas de entrada de cada conjunto.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Gui Paoliello
  • Ano: 2010
  • Área construída: 833 m²
  • Área do terreno: 366 m²
  • Endereço: Vila Madalena São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Vila Madalena, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado à 1 divisa

Equipe:

  1. Colaboradores: Juliana Penteado, Marcela Aleotti, Patrícia Grimaldi, Juliana Teixeira e Julia Valiengo

 

Informação Complementar:

  1. Estrutura de concreto: Benedicts Engenharia - Eng. Eduardo Duprat
  2. Estrutura de madeira: ITA Construtora - Eng. Hélio Olga
  3. Estrutura metálica: Metalica
  4. Instalações: Pessoa e Zamaro
  5. Paisagismo: André Paoliello Paisagismo
  6. Iluminação: Ricardo Heder – Lux Projetos
  7. Execução: CPA Engenharia
  1. Projeto: 2008
  2. Construção: 2009/2010

Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Conjunto Comercial Patápio Silva / Gui Paoliello" 12 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/16331/conjunto-comercial-patapio-silva-gui-paoliello> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.