O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. b720 Fermín Vázquez Arquitectos
  6. 2006
  7. Casa Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos

Casa Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos

Casa Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos
Casa Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos, © Adriá Goula
© Adriá Goula

© Adriá Goula © Adriá Goula © Adriá Goula © Adriá Goula + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Girona, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Fermín Vázquez, Adriana Plasencia, Antonio Buendía, Anais Blanc, Gaëlle Lauxerrois, María Ros
  • Área

    400,00 m²
  • Ano do projeto

    2006
© Adriá Goula
© Adriá Goula

Do arquiteto. Situada em um terreno bastante irregular, nos limites de um pequeno povoado rural localizado em uma colina, a casa é constituída por paredes que coincidem com a topografia. A edificação, que é relativamente grande se comparada ao resto das construções do povoado, passa despercebida, deixando a paisagem praticamente inalterada. O projeto é uma resposta contemporânea ao programa e ao cenário, embora assuma disciplinadamente normas rigorosas quanto aos materiais, espaços vazios e áreas cobertas.

© Adriá Goula
© Adriá Goula

A casa foi projetada como um conjunto de volumes autônomos e se divide em duas seções: uma maior, que abriga as áreas principais, e uma secundária, onde se localizam a garagem e o quarto de hóspedes. Os quartos estão distribuídos em dois andares, adaptando-se à inclinação. No piso superior estão o hall de entrada e os dormitórios, enquanto que no térreo estão as áreas comuns e um banheiro.

© Adriá Goula
© Adriá Goula

A tectônica e a força dos volumes de pedra é dividida por uma escada exterior que comunica os dois níveis. Uma série de divisões na cobertura da peça principal contribui para a imagem de uma volumetria dividida em diferentes elementos, que de alguma forma faz menção à disposição habitual dos edifícios agrícolas do entorno.

© Adriá Goula
© Adriá Goula

Uma vez dentro da edificação, a partir do hall de entrada, o campo de visão se abre através de um espaço central que serve como área de trabalho ou escritório. Junto a esta sala e em um nível ligeiramente abaixo se prolonga um beiral com fechamento que pode ser aberto durante o verão e fazer parte dos espaços interiores no inverno. É, por conseguinte, um local de passagem que pode ser parte tanto do jardim quanto da sala de estar.

© Adriá Goula
© Adriá Goula

A fachada sul conta com pérgolas cobertas com vegetação que visam proteger os ambientes internos dos raios solares intensos do verão. Desta forma, as mudanças de temperatura no interior se adaptam. Em uma área um pouco mais distante do edifício principal há uma piscina e uma edificação auxiliar com um pequeno banheiro e espaço para armazenar as ferramentas de jardinagem.

© Adriá Goula
© Adriá Goula

As paredes são revestidas externamente com pedras, já o interior possui acabamento em concreto aparente. O piso da sala de estar e dos banheiros são de pedra natural, enquanto que para os pisos dos quartos foi utilizado carvalho. Esquadrias de zinco e madeira completam a variedade de materiais utilizados na construção.

Planta do térreo
Planta do térreo

Ver a galeria completa

Cita: "Casa Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos" [House Ampudrán / b720 Fermín Vázquez Arquitectos] 24 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/163037/casa-ampudran-slash-b720-fermin-vazquez-arquitectos> ISSN 0719-8906