O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. MAPA
  6. 2013
  7. Casa MR / MAPA

Casa MR / MAPA

Casa MR / MAPA
Casa MR / MAPA, Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Chile
  • Arquiteto Responsável

    Cristian Larraín, Matías Madsen, Bernardo Valdés
  • Colaboradores

    Karina Pardo
  • Construtora

    Constructora DML
  • Cálculo

    Alex Popp
  • Área

    170.0 m2
  • Ano do Projeto

    2013

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encargo

O encargo consistia na construção de um refúgio para um grupo familiar que abrigasse duas grandes zonas. Na primeira, o espaço entorno ao fogo e a cozinha, que se constituiria como um módulo sem divisões no qual estaria a chaminé, a cozinha à lenha e a sala de jogos. E no segundo, um módulo onde estariam os dormitórios e os banheiros.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Deste encargo o projeto postulou o seguinte jogo de regras:

Lugar

O projeto está localizado nos bosques da cordilheira dos Andes, em um lugar denominado "el Buchén" (bosque de carvalhos), na região de Maule, Chile. Um lugar de árvores milenares e de difícil acesso.

Por causa disso a obra se localiza em uma clareira do bosque com o objetivo de evitar a interferência com as árvores pré existentes, elemento que dimensionará o projeto definindo o comprimento, largura e altura do volume.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Habitabilidade

Do encargo de cosntruir um galpão surge o problema de como habitá-lo, entendendo que este se surge como um só espaço sem divisões, se proprõe à cronstrução de espaços diferenciados através de volumes menores que contenham os diversos requerimentos do programa, os que, por sua vez, sejam capazes de diferenciar as distintas temperaturas necessárias para habita-los, conseguindo espaços climaticamente controlados e diferenciados entre si.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Isto ousou como ordem três tipos de espaços

Espaço saguão, mediador entre exterior/interior, se propõe como o espaço mediador entre espaços temperados e a intempérie, o qual pode ser usado como terraço no verão abrindo seus portões e permitindo a ventilação cruzada, como também, pode ser usado como saguão no inverno, comportando-se como a primeira barreira de controle climático.

Espaço comum, living/sala de jantar/cozinha, o qual aproveita toda a altura da construção, estabelecendo-se como um lugar de temperatura média.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Espaço privado, dormitórios e banheiros. de baixa altura e aberturas controladas segundo suas orientações, de modo a obter espaço de conforto térmico.

Forma/Galpões

O estudo de formas surgiu da observação de galpões de madeireiras da zona, os quais ousam como resultado, o seguinte jogo de regras:

A ideia de trabalhar com volumetrias fechadas, sem beiradas e com aberturas controladas, onde primeiro se constrói a cobertura para proteger-se do clima e logo se constrói o interior.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Uma forma dentro da outra

Como resultado da construção da cobertura como primeira ação, surgiu a ideia de organizar o programa através de volumes de menor escala dentro do volume geral, para isso optou-se por construir dois galpões menores dentro do galpão maior, os quais agruparão por um lado os dormitórios e por outro a zona de banheiros. estes se diferenciam na materialidade como também na cor em relação ao resto da construção.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
MAPA
Escritório
Cita: "Casa MR / MAPA" [Casa MR / MAPA] 21 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/162627/casa-mr-slash-mapa> ISSN 0719-8906