Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa MR / MAPA

Casa MR / MAPA

Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA Cortesia de MAPA + 24

  • Arquitetos: MAPA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 170.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encargo

O encargo consistia na construção de um refúgio para um grupo familiar que abrigasse duas grandes zonas. Na primeira, o espaço entorno ao fogo e a cozinha, que se constituiria como um módulo sem divisões no qual estaria a chaminé, a cozinha à lenha e a sala de jogos. E no segundo, um módulo onde estariam os dormitórios e os banheiros.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Deste encargo o projeto postulou o seguinte jogo de regras:

Lugar

O projeto está localizado nos bosques da cordilheira dos Andes, em um lugar denominado "el Buchén" (bosque de carvalhos), na região de Maule, Chile. Um lugar de árvores milenares e de difícil acesso.

Por causa disso a obra se localiza em uma clareira do bosque com o objetivo de evitar a interferência com as árvores pré existentes, elemento que dimensionará o projeto definindo o comprimento, largura e altura do volume.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Habitabilidade

Do encargo de cosntruir um galpão surge o problema de como habitá-lo, entendendo que este se surge como um só espaço sem divisões, se proprõe à cronstrução de espaços diferenciados através de volumes menores que contenham os diversos requerimentos do programa, os que, por sua vez, sejam capazes de diferenciar as distintas temperaturas necessárias para habita-los, conseguindo espaços climaticamente controlados e diferenciados entre si.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Isto ousou como ordem três tipos de espaços

Espaço saguão, mediador entre exterior/interior, se propõe como o espaço mediador entre espaços temperados e a intempérie, o qual pode ser usado como terraço no verão abrindo seus portões e permitindo a ventilação cruzada, como também, pode ser usado como saguão no inverno, comportando-se como a primeira barreira de controle climático.

Espaço comum, living/sala de jantar/cozinha, o qual aproveita toda a altura da construção, estabelecendo-se como um lugar de temperatura média.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Espaço privado, dormitórios e banheiros. de baixa altura e aberturas controladas segundo suas orientações, de modo a obter espaço de conforto térmico.

Forma/Galpões

O estudo de formas surgiu da observação de galpões de madeireiras da zona, os quais ousam como resultado, o seguinte jogo de regras:

A ideia de trabalhar com volumetrias fechadas, sem beiradas e com aberturas controladas, onde primeiro se constrói a cobertura para proteger-se do clima e logo se constrói o interior.

Cortesia de MAPA
Cortesia de MAPA

Uma forma dentro da outra

Como resultado da construção da cobertura como primeira ação, surgiu a ideia de organizar o programa através de volumes de menor escala dentro do volume geral, para isso optou-se por construir dois galpões menores dentro do galpão maior, os quais agruparão por um lado os dormitórios e por outro a zona de banheiros. estes se diferenciam na materialidade como também na cor em relação ao resto da construção.

Planta Baixa Pavimento Térreo
Planta Baixa Pavimento Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa MR / MAPA" [Casa MR / MAPA] 21 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/162627/casa-mr-slash-mapa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.