O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Form4 Architecture vence a competição 2013 WAN Civic Buildings

Form4 Architecture vence a competição 2013 WAN Civic Buildings

Form4 Architecture vence a competição 2013 WAN Civic Buildings
Form4 Architecture vence a competição 2013 WAN Civic Buildings , Cortesia de Form4 Architecture
Cortesia de Form4 Architecture

O escritório Form4 Architecture venceu a competição 2013 WAN Civic Buildings com uma proposta que promete ser um "catalisador para a vida metropolitana" em Taichung, Taiwan. O novo centro, intitulado "Luminous Moon-Gate", foi selecionado dentre 46 propostas na categoria "Future Schemes".

Cortesia de Form4 Architecture
Cortesia de Form4 Architecture

O projeto substituiria muitos campos militares abandonados e o antigo aeroporto Shuinan. Ele se organiza em torno de uma biblioteca vertical e um museu horizontal, ambos contidos em monumentais espaços cilíndricos que pairam suavemente sobre uma plataforma pública acessível fundada sobre uma paisagem ondulante. Estes elementos ovais são revestidos de vidro e venezianas de alumínio, dando ao conjunto uma aparente transparência - "lanternas de conhecimento".

Cortesia de Form4 Architecture
Cortesia de Form4 Architecture

Os cilindros são rotacionados para criar dois eixos no terreno, proporcionando acesso aos pedestres a partir da rua próxima e do parque urbano adjacente. Esta virada representa, no entanto, um conceito culturalmente mais significante; é um "portal para um futuro responsável, um centro regenerativo de vida comunitária, um ícone para a orientação", comenta Form4 Architecture, "cada eixo de edifício aponta para partes importantes do parque e da cidade."

Cortesia de Form4 Architecture
Cortesia de Form4 Architecture

A "grande escada" se eleva da rua para entrar na biblioteca, dividida em quatro "grandes" espaços: a cascata, o fórum, o vazio e a sala de leitura, representando o ápice vertical do terreno. A imensidão destes espaços oferece ao público uma oportunidades de aprender, experienciar e assumir uma nova perspectiva para a cidade abaixo. "Educação, crescimento pessoal, cidadania e fomento às artes vão recuperar o centro do palco na vida de Taichung", afirmam os arquitetos.

Cortesia de Form4 Architecture
Cortesia de Form4 Architecture

Cita: Gabriel Cruz, Jose Luis. "Form4 Architecture vence a competição 2013 WAN Civic Buildings " [Form4 Architecture Wins WAN Civic Buildings Future Schemes Award for Cultural Center in Taiwan] 21 Dez 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/161769/form4-architecture-vence-a-competicao-2013-wan-civic-buildings> ISSN 0719-8906